Foto de Andreas Wohlfahrt no Pexels

Talvez você já tenha ouvido falar no intestino como nosso maestro metabólico, segundo cérebro, e também sobre a importância da microbiota intestinal para a imunidade. Mas e se eu te disser que o seu intestino pode ser seu aliado em busca do tão sonhado positivo? Ou até mesmo um dificultador para que a gravidez aconteça? É isso mesmo que você está lendo. A saúde intestinal é fundamental também quando o assunto é fertilidade. E isso acontece por 4 motivos:

+ Conheça os principais tratamentos para engravidar

É o intestino que faz o processo de absorção de nutrientes. E isso está ligado à fertilidade

Quando o intestino não funciona como deveria, ou seja: as fezes não são consistentes, há muitos gases, estufamento, cólicas ou distensão abdominal, isso significa que os nutrientes podem não ser absorvidos como deveriam. E as deficiências nutricionais aumentam o stress oxidativo, podendo gerar uma disfunção que compromete a saúde dos óvulos e espermatozoides
Resultado? Todo aquele equilíbrio hormonal que é necessário para gestar um bebê vai por água abaixo.

+ Infertilidade atinge 8 milhões de brasileiros. Conheça o evento gratuito que vai ajudar casais

Sem uma microbiota intestinal saudável, os hormônios são afetados

O equilibro entre os micro-organismos que vivem no intestino também são responsáveis para que tenhamos uma circulação de hormônios de forma adequada. E esses hormônios são indispensáveis para a fertilidade e para uma microbiota vaginal saudável, por exemplo.

+ Infertilidade masculina: quando o problema está no parceiro

O intestino também produz micronutrientes importantes para a concepção

A microbiota intestinal é responsável pela produção de vitaminas do complexo B (B5, B6 e B12 – ácido fólico), vitamina K e biotina, importantes para favorecer o processo de concepção.

+ Dificuldade para engravidar: quando devo procurar ajuda?

Como melhorar a sua saúde intestinal e favorecer a fertilidade

Quando não nos alimentamos de uma forma saudável e não mastigamos adequadamente, dificultamos o processo de digestão, agredindo a mucosa e integridade intestinal. E isso pode desencadear processos autoimunes e inflamatórios, intolerâncias alimentares e alergias. E todos esses processos, que têm início no intestino, estão relacionados com a infertilidade, a dificuldade para engravidar ou até mesmo com abortos de repetição.

+ Dormir para engravidar? Especialista explica a relação entre o sono e a fertilidade

A boa notícia é que com hábitos diários simples dá para favorecer a sua saúde reprodutiva. Vale a pena investir em hábitos como:

–  Beber 2 litros de água;

– Comer 3 porções de frutas;

– Ingerir 2 porções de vegetais, pelo menos;

– Incluir na alimentação sementes e fibras (gergelim, linhaça, semente de abóbora e chia, por exemplo);

– Evitar consumir industrializados.