Sobre o Mãe aos 40

 

O projeto Mãe aos 40 foi criado para a mulher que preza pela liberdade de não se rotular pela idade. Em vez de chorar pelo tônus da juventude que se foi, ela exalta a maturidade porque a entende como uma forte aliada. Se algumas décadas atrás as “quarentonas” eram vistas como mulheres de meia idade, já muito velhas para serem mães, atualmente essa realidade muda a cada dia. A mulher de 40 anos está no seu auge intelectual, tem muito mais autonomia para a tomada de decisões e pode fazer melhores escolhas, inclusive, em relação a criação dos filhos.

Muitas delas estão vivendo importantes recomeços, seja na vida profissional ou pessoal. E uma coisa não dá para negar: cada vez mais as mulheres estão deixando a maternidade para mais tarde. Os últimos dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, do Ministério da Saúde, apontam que nos últimos 20 anos, houve um aumento de 50% na taxa de mulheres que se tornaram mães entre os 40 e 44 anos. Números do IBGE comprovam o crescimento: de 1990 a 2017, houve um crescimento de 42% na quantidade de mulheres que tiveram filhos 40 anos ou mais. Portanto, se de um lado a idade ainda é um fator que limita a fertilidade das mulheres; por outro, elas estão cada vez mais atentas a seus corpos e aos hábitos e tratamentos que podem ajuda-las a realizar o sonho de ser mãe. E o Mãe aos 40 é a ponte entre a informação e a realização desse sonho.

Colunistas

Dr. Renato Tomioka (CRM-SP 130.201) – Ginecologista e obstetra

  • Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas de FMUSP, onde foi também médico Preceptor (chefe dos residentes) da Disciplina de Ginecologia. 
  • Possui Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) e Título de especialista em Endoscopia Ginecológica (Laparoscopia e Histeroscopia), ambas pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). 
  • É membro da American Society of Reproductive Medicine (ASRM), European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE), American Association of Gynecologic Laparoscopists (AAGL) e da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP). 
  • Certificação em Cirurgia Robótica pela Intuitive Surgery (daVinci Robotics). 
  • Sócio e médico da Clínica VidaBemVinda, onde realiza tratamentos de Infertilidade e Reprodução Humana.
  • Sócio e médico da Clínica Tomioka, como foco em Menopausa e Climatério, Terapia Hormonal, Endometriose e Cirurgias Minimamente Invasivas.
  • Pós-graduando (doutorado) na Faculdade de Medicina da USP, com projeto de pesquisa de metabolômica em pacientes com doença reumatológica.

Michelli Montaño – Bióloga, Geneticista e Consultora de Fertilidade

 

  • Membro da European Society of Human Reproduction and Embryology.
  • Autora da página Famílias In Vitro, no Instagram