Em uma conversa muito especial e acolhedora sobre maternidade madura que tivemos com o ginecologista e especialista em reprodução humana, Davi Buttros, ele apontou quatro perguntas muito importantes que todos os casais que estão tentando engravidar devem fazer. “Temos que, obrigatoriamente, responder essas quatro perguntas quando faz mais de um ano que o casal está tentando”, explica.

Separamos essas quatro perguntas que fazem parte de um “plano estratégico”. Veja quais são:

Qual a idade da mulher?

De acordo com Dr. Davi, a partir da idade da mulher, pode ser estabelecido um plano. “Se uma mulher quer engravidar naturalmente e ela tem 38 anos, vamos colocar um prazo. Agora, se a mulher tem 43 anos, a abordagem vai ser completamente diferente”, diz.

+ Melania Amorim: “É preciso ouvir as mulheres e saber seus planos. Não se vai ali e engravida só porque disseram que você já passou dos 35 anos”

Há quanto tempo o casal está tentando engravidar?

Ao Mãe aos 40, Dr. Davi explicou que as perguntas são independentes e que, nem sempre, idade é o único fator. “Eu atendi um casal que a mulher tinha 25 anos, mas estavam tentando há quatro anos e sem sucesso”, conta.

Por isso, é importante saber também o tempo de fertilidade. “Parece fácil calcular tempo de fertilidade, mas todo mundo erra. Quando perguntamos ‘há quanto tempo vocês estão tentando engravidar?’ e o casal responde que há 2 anos. Porém, há 2 anos eles estão buscando ajuda, mas faz 4 anos que eles pararam com o uso de contraceptivos”, conta.

O especialista frisa que o prazo para as tentativas de engravidar naturalmente varia conforme a idade. “Se você está tentando engravidar e tem mais de 40 anos, seu prazo é de seis meses. Depois disso, é necessário fazer alguma coisa”, explica.

Qual a causa da infertilidade?

É importante definir e achar uma causa. Neste ponto, é necessário realizar exames e olhar com carinho para eles. “Se o casal não sabe a causa, gera insegurança de fazer algum tratamento. É como atirar no escuro. Eles não se sentem preparados se não souberem o alvo que eles precisam acertar”, afirma.

Foto de Andre Furtado no Pexels

Como está a reserva ovariana?

“Algumas mulheres pensam: ‘eu tenho 35 anos, posso ser mais liberal’, mas qual é a reserva ovariana”, questiona o especialista.

A reserva ovariana, que é a quantidade de folículos que existe no ovário, é um ponto importante e que deve ser analisado quando o casal já está tentando por um tempo considerável e não obteve resultados.

“Se responder às quatro questões e checar que a idade é relativamente jovem, tempo de fertilidade próxima a um ano, fator de fertilidade leve e boa reserva ovariana, é sugestivo que o casal continue tentando de forma natural. Esse quadro já muda se, no caso, a idade da mulher estiver próxima ou além dos 40 e o tempo de infertilidade for mais que um ano, pois será necessário colocar prazo para continuar tentando e isso vai de acordo com a idade”, explica.

Se você quiser acompanhar a live completa com o Dr. Davi Buttros no Instagram do Mãe aos 40, clique aqui.