Por muito tempo, se acreditava que a dificuldade de engravidar e manter uma gestação tinha relação exclusiva com a mulher. No entanto, graças a avanços, hoje, sabemos que o homem tem sua parcela no problema. Seja por maus hábitos, alterações hormonais, genéticas ou consequência de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 40% dos casos de infertilidade conjugal podem estar relacionadas a questões femininas. O mesmo número se repete para os homens, ou seja, os dois são responsáveis pela dificuldade da engravidar.

fertilidade masculina
Foto de Helena Lopes no Pexels
Novo estudo mostra que bebida alcoólica reduz chances de gravidez

Normalmente, as mulheres são as primeiras a procurar ajuda médica após o primeiro ano de tentativa. Por isso, a investigação começa na paciente, porém, é essencial fazer o mesmo com o homem.

Fertilidade masculina: níveis de espermatozoides

A epidemiologista Shanna Swan, observou 185 estudos sobre espermatozoides, feitos a partir do espermograma, de mais de 45 mil homens, e relatou que:

  • nos últimos 40 anos, os níveis diminuíram 50% nos países ocidentais.

Shaw relaciona o resultado aos hábitos de vidas, como, por exemplo, alto consumo de alimentos ultraprocessados, excesso de plástico e o aumento do uso de aparelhos eletrônicos.

Com o recém-publicado livro Coutdown: como nosso mundo moderno está ameaçando a contagem de espermatozoides, alterando o seus desenvolvimento reprodutivo masculino e feminino e ameaçando o futuro da raça humana. Shanna afirma que a permanência com esses hábitos, vai tornar mais difícil a busca pelo positivo.

Como investigar a fertilidade masculina

Há muitas questões que devem ser levadas em conta pelo médico. Um dos primeiros exames a ser solicitado é o espermograma, aonde pode ser analisado a qualidade, quantidade e motilidade do material reprodutivo.

Além disso, o médico pode encaminhar para avaliação genética, exames físicos e de sangue. Todavia, em muitos caso não há razão específica para o problema. O paciente recebe o diagnóstico de infertilidade sem causa aparente (ISCA).

O sedentarismo e a obesidade são vilões para os espermatozoides. O excesso de gordura causa alterações na produção de testosterona, estimulando uma série de substância que alteram a qualidade do esperma. Por conseguinte, o estilo de vida afeta a saúde fértil, tanto do homem quanto da mulher. Por isso, é recomendado manter uma alimentação saudável, e a prática de atividades físicas.

Idade do homem impacta na fertilidade do casal, segundo estudo
Fertilidade masculin
Foto de Helena Lopes em Pexels

Conforme pesquisa realizada pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido, mostra que o plástico libera uma substância chamada ftalato. Ao ser ingerido, atuam como disruptores endócrinos, interferindo no sistema hormonal, desequilibrando o organismo.

Infertilidade masculina: quando o problema está no parceiro

O acompanhamento médico especializado é essencial para investigações sobre a fertilidade masculina.