A vencedora do Big Brother Brasil 2020, Thelma Assis, carinhosamente conhecida como Thelminha, 36, revelou que está se preparando para a maternidade e, em parceria com o marido Denis Santos, optaram pelo procedimento de congelamento de óvulos.

Estrela da capa da revista Marie Claire no mês de novembro, Thelminha contou à revista detalhes sobre a escolha pelo método de congelamento.

“O nosso limite é de dois anos para poder tentar engravidar biologicamente, sem precisar fertilizar. E caso a gente não consiga, já teremos nosso embrião guardadinho para fazer uma fertilização in vitro”, contou Thelma em entrevista à Marie Claire.

+ Conheça os principais tratamentos para engravidar

Apesar de ser médica, Thelminha contou que tinha dúvidas gerais sobre o congelamento de óvulos e, ao buscar conhecimento sobre o procedimento, pode entender o quanto a opção do congelamento é importante.

“Como sou médica, tinha uma noção de como ocorria, mas como não é nada muito específico relacionado a minha especialidade, que é anestesiologia, eu tinha algumas dúvidas gerais, como se eu teria que fazer estimulação da ovulação, como essa estimulação era feita, com quais medicamentos, os valores dos medicamentos, a eficácia disso. E eu pude tomar conhecimento do quanto é importante poder ter essa opção. O nosso ciclo biológico corre e em relação a fertilidade, acaba sendo estatisticamente prejudicado com o avançar da idade”, relatou à revista.

O procedimento foi realizado pelo Dr. Matheus Roque, especialista em reprodução humana e conhecido mundialmente como uma autoridade da medicina reprodutiva.

“Bater esse papo com o Dr. Matheus Roque, me fez ter uma certeza maior de que realmente essa medida preventiva que estou tendo, de buscar uma segurança quando eu queira engravidar, para que eu não tenha dificuldade em decorrência da idade, foi uma medida bem acertada”, contou Thelma.

Sobre o procedimento de congelamento de óvulos

À Marie Clare, o Dr. Matheus Roque contou que o congelamento de óvulos é um procedimento a ser realizado pelas mulheres que desejam postergar a gravidez e desejam evitar os efeitos prejudiciais do avançar da idade com relação à fertilidade da mulher. Isto porque a qualidade dos óvulos vai diminuindo com o passar dos anos, diminuindo-se as chances de gravidez e aumentando os riscos de abortos e doenças genéticas.

+ Por que os óvulos envelhecem e como isso funciona?

“Com o congelamento de óvulos, esta mulher congela uma determinada quantidade de óvulos mantendo a qualidade deles relacionada à idade. Caso esta mulher no futuro não consiga ou não possa engravidar de maneira natural e precise partir para um tratamento de Reprodução Assistida, ela terá uma chance muito maior de sucesso usando estes óvulos que foram congelados anteriormente”, explicou o especialista.

No Mãe aos 40 você encontra uma matéria completa respondendo as principais dúvidas sobre o procedimento, que tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Clique aqui para conferir as “9 respostas sobre o congelamento de óvulos”.

Fonte: Revista Marie Claire