“Eu tinha quatro anos de casada, quando, aos 35 anos, planejei junto com o meu marido, Armando, ter um filho. E assim foi: Gustavo, que hoje tem 13 anos, nasceu lindo, fruto de uma gravidez planejada. O tempo passou e quando eu estava prestes a completar 42 anos comecei a tentar um segundo filho. Eu tinha acabado de fazer uma cirurgia na coluna e meu médico disse que poderia engravidar novamente se desejasse. Parei de tomar a pílula, mas sabia que nessa idade as minhas chances de ficar grávida novamente eram bem pequenas. Mesmo assim, resolvemos arriscar e, desde então, paramos de usar métodos contraceptivos. Tudo sem pretensões. Se viesse um bebê ele seria muito bem-vindo! Em novembro do ano passado minha menstruação parou e tive a certeza de que estava entrando na menopausa. No entanto, passei a ter dores de estômago e cheguei a pensar que fosse uma doença. Confesso que até passou pela minha cabeça que poderia estar grávida, mas isso era improvável demais para ser verdade. Para não restar dúvidas, meu marido resolveu comprar um teste de farmácia e para a nossaa surpresa, adivinhem: DEU POSITIVO! Fiquei em choque. O meu medo maior era com o bebê, que poderia ter complicações devido à minha idade.
Várias coisas passaram pela minha cabeça a partir da descoberta da gravidez, afinal, nunca imaginei que aos 48 anos iria gerar outra vida e começar tudo de novo! Mas recebi tanto carinho da minha família e dos amigos, que isso me fez ser ainda mais grata e os medos aos poucos foram embora. Agora estou curtindo e esperando ansiosa a chegada da Maria Luiza, que deve chegar em meados deste ano! Estou seguindo à risca as recomendações médicas, já fiz o ultra-som morfológico, que mostrou que está tudo certo com a minha bebê. Minha gestação está sendo normal, apenas com os enjoos típicos. Estou tomando as vitaminas que toda grávida precisa e me alimentando como de costume, sem exageros. Nada da história de comer por dois! Espero não engordar muito, pois preciso preservar minha coluna também.
Sei que terei alguns desafios pela frente, como lidar com todos ao mesmo tempo e com a necessidade de cada um: marido, filho adolescente, bebê e cachorra (rs). Nossa rotina vai mudar bastante, todos terão que se adaptar, pois a prioridade será a Maria Luiza. E também vamos precisar arrumar pique para acompanhar a nova integrante da família e entender as diferenças entre os filhos, já que enquanto ela estará no pré-primário, o Gustavo estará na faculdade! Quero curtir muito a minha filhota e, como agora trabalho como autônoma e tenho mais flexibilidade, não ficarei tão ansiosa quanto da primeira vez. Vamos dar à ela todo amor, educação e alegria. E isso é o que realmente importa!”
Carla Uerlings é jornalista, tem 48 anos e mora em São Paulo com a família.
There are 46 comments
Carlinha, a vida nos dá gratas surpresas e inesperados desafios!!! Seja Bem-vinda pequena Malu!
Fiquei muito contente com o que li! Não posso perder a esperança e a Fé em Deus, pois tenho 48 anos e o meu maior sonho é poder engravidar. Faz muito tempo que luto por isso e até agora nada. Mais fico feliz por você. Um abraço.
@Jane Silva, tb tenho a mesma idade que vc. Já tinha desistido, e tentado adoção, ñ deu certo. Agora de repente me veio uma vontade enorme de gerar. busco s=casos e pessoas com “problema” em comum para conversar, desabafar….Por favor, me passe seu e-mail.
PARABÉNS CARLA. NO MEU CASO, ENGRAVIDEI AOS 46, MAS A GESTAÇÃO NÃO PROSSEGUIU E POR VOLTA DAS SEIS SEMANAS HOUVE O ABORTO. NÃO TENHO FILHOS E AINDA MENSTRUO… A SUA HISTÓRIA ME DEU ÂNIMO PARA NÃO DESISTIR NUNCA. ABRAÇO APERTADO. CARMEM
@CARMEM, Vejo que encontrei pessoas com causa em comum. Muito alegre.
PARABÉNS!!! Mande notícias. bjs
Oi depois de ler esse artigo fiquei mais motivada . Tenho 40 anos e quero e vou engravidar . Em nome de Jesus.
Carlinha, você é um exemplo para as mulheres, lindo depoimento. A sua Malu é uma graça, que Deus a proteja e abençoes. Beijos
Parabéns pela sua coragem,gostaria também de ter outro bebê, mas já tenho 48 anos e tirei uma trompa na última gravidez que tive, hoje minha filha tem 13 anos e sou feliz, graças a Deus tenho minha filha comigo.
eu tenho 48 anos ,tou gravida de 23 semanas, gracas a deus foi concebido de forma natural, fiz todos os exames e ta tudo bem, vou ter uma menina.
Fernanda, boa tarde!!
Que máximo a sua história.Isso é bem raro. Conta pra nós como foi? Basta mandar um e-mail para contato@maeaos40.com.br. Beijos e boa sorte!
Olá, linda sua história, eu tenho 3 filhos, o último nasceu em janeiro/15, engravidei aos 41 anos, naruralmente e sem programas, está sendo a melhor coisa ser mãe nessa idade novamente, meu filho mais velho tem 19 anos e o outro tem 6.
Estou mt feliz com sua historia, tenho 47 ano e depois de dois anos tentando, resolvemos partir pra FIV com ovodoação. Deus sabe de tds as coisas. Parabéns minha linda. Td de melhor pra vcs !!!!!!!
parabens eu tenho 48 e quero engravidar naturalmente vendo esses comentarios almentou as minhas esperanças beijos a todas .
Vou fazer 42 e passei por duas FIV’s que não deram certo, mas fiz monitorização da ovulação em ciclo espontâneo e está tudo certo, ovulando normalmente. Apesar da endometriose, acredito que engravidarei naturalmente. Tomo uma série de suplementos para melhorar a qualidade dos óvulos além de pentoxifilina para o endométrio que melhorou muito. Já li relatos lindos de mulheres que engravidaram naturalmente depois de tratamentos para fertilização que não deram certo. Uma hora tudo acaba de maneira feliz !
É isso mesmo! Pensamento positivo! Muitas vezes o fato de não ficar mais tão preocupada se vai ou não engravidar é uma força e tanto para o organismo agir. É só ver as mulheres que adotam crianças e depois engravidam. Desejamos muito boa sorte! E se tiver notícias, conte pra nós! Abraços. Aline Dini
Aline,
muito obrigada pela força ! Espero trazer boas notícias !
Muito bacana a reportagem. De certa forma me identifiquei.
Soube esta semana que estou grávida. Não foi uma gravidez planejada. Completo 41 anos em julho e tenho uma filha de 09 anos.
Tenho apenas um ovário e uma trompa, ambos do lado esquerdo e desde que a minha filha nasceu não tomei nada. O ovário que sobrou pós tumor é policistico e acreditava ser impossível engravidar novamente.
Realmente não estava nos planos, mas estou feliz e mais feliz ainda por conhecer histórias semelhantes…
Uau! Que história! Desejamos que seu bebê tenha muita saúde e que traga ainda mais felicidade para você e toda a família. Parabéns!!
Parabéns!!!! é o meu sonho ter um filho!!! sempre sonhei com isso!! mas as pessoas me dizem que é difícil!! gravidez de auto-risco!! mas vc me deu coragem e como!! pois ainda mesntruo! nunca é tarde!! desejo tudo de bom para vc e A sua filhinha!! obrigada pelo seu depoimento!! e felicidades para vc!!
Boa tarde!Lindos depoimentos, tenho 47 anos , duas filhas do primeiro casamento , e estou no segundo casamento , quero tanto ser mae novamente. parabens pela grandes vitorias mamaes.
Nossa q lindo! Meu sonho, tenho 4 filhos, 3 netos, mas tenho um marido de 35 anos que sonha ter um filho comigo, ja tenho 48 anos e agora depois dessa linda história, me motivou a ser mãe novamente.
Olá Bia, gostaria de trocar idéias com você. Minha história é parecida com a sua.Pode me passar seu email? Obrigada.
Oiii Carla! A graça abundante de Deus na sua vida e na vida da sua linnnda família. Tenho 48 anos, uma filha de 17 e a minha menstruação está atrasada há dez dias. Assim com vc pensou, eu estou pensando também que pode ser o início da menopausa, porque a única vez que atrasou foi quando eu engravidei de Lari. Mas, estou enjoada, com dor de estômago e com receio de fazer o beta. A minha filha é um milagre na minha vida, eu não conseguia engravidar, será que estou de posse de outro milagre? Vou criar coragem pra fazer o beta. Darei notícias. beeeijo
Olá, Joana!
Que história bacana a sua. Estamos curiosos para saber se tem bebê a bordo! Nos dê notícias sim! Abraços.
Oii Carla, Boa noite! Acabei de fazer o teste de farmácia (GRAVITEST),deu negativo. Irei esperar mais uma semana e se esses sintomas não passarem procurarei um médico, deve ser sintomas pré-menopausa. Fica com Deus!! Abraços!!
Olá, Joana!!! Isso mesmo: a melhor escolha é sempre procurar um médico para saber direitinho o que está acontecendo. Tenha um excelente fim de semana!
Parabéns e que Deus abençoe você e sua família! Eu sempre quis ser mãe, mas tive vários impedimentos para isso. Me casei duas vezes. Meu primeiro marido teve câncer (já estávamos tentando engravidar há um tempo) e, com o segundo, também não consegui. Este ano, em março, completei 40 anos. Estava namorando havia menos de três meses e, para minha surpresa, minha menstruação não veio. Fiz o teste de farmácia já esperando o “negativo”, pois havia passado por isso inúmeras vezes. Quase caí quando vi a segunda listra aparecendo! Grávida, pela primeira vez, aos 40 – naturalmente e sem planejar! Só tenho a agradecer a Deus! Estou com 12 semanas e muito confiante de que vai dar tudo certo! Beijosssssss!
Olá, Elisângela! Parabéns pela gravidez!! Desejamos muita saúde e tudo de bom!
Olá, tenho 48 anos e a mesma estória, está atrasada minha menstruação e os seios intocáveis, não estou preocupada estou desesperada, muito medo das consequências! Por favor me ajudem!
Olá! Acho que vale procurar um médico, pois só ele poderá realmente te dizer o motivo do atraso e das dores. Ficamos na torcida para que esteja tudo certo com você! abraços!
Era gravidez
Era gravidez nina olímpico
Que historia mias linda!! Tenho 48 anis e sempre quis ser mãe… engravidei aos 44 naturalmente mas tive aborto expontâneo com 10 semanas. Fiz algumas fivs e não tive sucesso… Mas as minhas esperanças se renovam lendo essas historias… Parabéns a todas as gravidinhas de 40 e poucos… bjs
Ola..muito bonita sua historia…tenho 46 anos e ja tenho uma filha de 20 anos, porem meu atual marido não tem filhos e gostaria muito de ter um filho com ele….mas fico com receio por eu ter passado dos 45 anos….mas parabéns pela sua historia…bjsss
Parabéns que essa menina traga muita união .paz e amor um bom parto
Olá meninas, boa tarde! Me casei aos 39 anos.. hj tenho 48 anos, não consegui engravidar. Tenho hidrossalpinge (líquido na trompa), q acaba se tornando uma inflamação crônica na trompa e irreversível. Somando com a falta de fertilidade, por causa das idade… Minhas chances é quase zero. Queria muito engravidar. Beijos. Fiquem com Deus.
É tão gratificante ,saber de notícias boas como a sua, que Deus te ilumine vc sua malu e toda família.Parabéns.
OLa tenho 47 anos e um filho de 12 anos eu queria engravidar mais ao contrario de você as pessoas com quem convivo acham loucura, como voc~e esta lidando com isso pela sua idade está sendo cansativo? me responde por favor . preciso de uma opinião de quem esta vivendo isso . me mande um email por favor , estou fazendo todos os exames pelo jeito tudo normal estou otima
Olá, Simone. Realmente engravidar depois dos 36, 37 anos vai ficando cada vez mais difícil, pois tanto a quantidade como a qualidade dos óvulos vai ficando escassa. No entanto, existem casos (mais raros) de gravidez natural e há também algumas alternativas na medicina reprodutiva. Acho que o mais importante é você conversar com o seu médico e ver quais são as suas chances. E, claro, fique tranquila e em paz. Se tiver que ser será. Caso não aconteça, não fique triste, pois tudo na vida acontece para o nosso bem. Nós ficamos na torcida pelo melhor pra você. Beijos!!
Parabéns!!!
Tenho um filho de 11 anos. E sonho a cada mês que uma Nova gravidez ocorra. Mas tenho perdido a esperança porém sua história me enche de motivação p continuar acreditando em meu sonho.
Olá , fico feliz em ler seu depoimento e aumenta minha fé, tenho 48 anos nunca engravidei , meu sonho e ser mãe em nome de Jesus Cristo sei que verei meu sonho realizar naturalmente, Deus e pai, eu creio serei mãe pra gloria de Deus.
Parabéns
Também tenho 48anos e gostaria de engravidar naturalmente, sera que consigo,parabéns a você, Deus te abençoe grandemente amém.
Tenho 47anos.Fiz tds os exames para saber se estava entrando na menopausa e segundo os exames não.Tds os níveis de hormônios estão normais.Minha menstruação é super regulada ciclos de 28.So que minha última mesntruacao foi 23/03/18.Senti meu ofato mais apurado, enjoada só quando levantava manhã seios bem inchado,fiz três teste deu negativo.Fui ao médico ela me pediu uma transvaginal suspeitando que estaria grávida.Fiz o exame e a médica que realizou o ultrassom na encontrou gestação,ela me disse que meu endometrio estava muito espesso com 1.40cm é que não menstruasse nos próximos dias possivelmente poderia ser uma gravidez no início.Etou muito confusa com td isso.Minha médica disse a mesma coisa, quando levei o exame para ela.Ela pediu para aguardar e se daqui 15dias minha mesntruacao não vir vamos ter que repetir o exame de gravidez.Muito ansiosa gostaria muito de ter mais um anjinho.Minha filha mais nova tem 7anos,tive ela com 40anos.Bjos meninas
Oi tenho 47 anos estou na menopausa minha menstruação está desregulada tenho medo de estar grávida sinto todos os sintomas