Um sonho. E muita esperança. Esses eram alguns pontos fortes do casal de nigerianos Margaret Adenuga e Noah Adenuga, que lutaram durante décadas para terem um filho. E após três fertilizações in vitro, carregam finalmente não somente um, mas dois bebês nos braços. No último 14 de abril, Margaret foi submetida a uma cesárea, estando na 37ª semana de gestação. O nascimento aconteceu no Hospital Universitário de Lagos (LUTH), Nigéria, e só foi divulgado agora para que desse tempo da mãe já estar um pouco mais recuperada da cirurgia, segundo informou nota da instituição. Mãe e filhos passam bem.
+ Qual o limite de idade para FIV com os próprios óvulos
Margaret bateu o recorde de mãe “mais velha” do mundo: a anterior era uma chinesa de 67 anos. E antes da chinesa, a gestação mais tardia que se tinha conhecimento era a de uma mulher de 59 anos.
+ 9 respostas sobre o congelamento de óvulos
Um sonho
Margaret e Noah Adenuga, se casaram em 1974. Noah, 77, disse à CNN que nunca desistiram do sonho, mesmo após as tentativas fracassadas. Auditor de ações aposentado, o pai contou que a insistência nas tentativas de gravidez eram também resultado de um sonho que ele teve em 1996. No sonho, eles conseguiam engravidar e isso os faziam conhecidos no mundo todo.
+ Ansiedade para engravidar dificulta que a gestação aconteça
E os riscos?
Em entrevista, o pai dos bebês disse que os médicos alertaram sobre os riscos da gravidez numa idade tão avançada. Mas diante da decisão do casal, os médicos aceitaram prosseguir com o procedimento da fertilização. O médico responsável pela cesárea de Margaret, Adeyemi Okunowo, disse que o nascimento era um verdadeiro milagre. Não há informações sobre o casal ter utilizado os próprios óvulos e sêmens ou se eles foram doados. O procedimento padrão em casos de idade avançada é recorrer a ovodoação e também ao sêmen doado.