Pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Harvard, nos EUA, revelou que a idade do homem tem impacto nas chances de um casal ter filhos. A professora Laura Dogder com sua equipe, analisou relatórios de 19 mil fertilizações in vitro feitas em Boston entre 2000 e 2014.
Novo estudo mostra que bebida alcoólica reduz chances de gravidez
As mulheres e homens envolvidos foram separados em grupos, de acordo com a faixa etária:
- Abaixo de 35 anos;
- Entre 35 e 40 anos;
- Entre 40 e 42 anos;
- Homens acima e 42 anos.
Idade do homem afeta a fertilidade do casal?
O estudo relatou que mulheres com menos de 30 anos e parceiros com mesma faixa etária, possuem 73% de chance de engravidar. Esse número passa a ser de 46% quando o homem tem entre 40 e 42 anos. Mulheres entres 30 e 35 anos, com parceiros de idade parecida, possuem 50% de chance de gestação, porém o número cai 4% se o homem for mais velho.
Mulheres acima de 40 anos, possuem as menores chances de engravidar, mesmo sem influencia do homem. No grupo entre 35 e 40 anos, o casal com idades similares consegue o positivo em 54% dos casos. Quanto a mulheres nessa faixa etária com companheiros com menos de 30 anos, ocorre um salto de 18%, indo para 70% de chance de gestação.
O artigo foi apresentado na Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia. O jornal britânico, The Guardian, entrevistou a líder do estudo:
“A queda na qualidade do esperma certamente tem alguma influência, mas nosso trabalho mostra que esse não é o único motivo”, disse ela.
Para os pesquisadores, essa descoberta apresenta a vantagem de incentivar os homens a tomarem a decisão de ter um filho mais cedo.
Infertilidade masculina: quando o problema está no parceiro
O estudo não mostra que a faixa etária é fator para a infertilidade, apenas que diminui a chances de gestação. Além disso, salienta que a idade do homem impacta tanto quanto a da mulher.