Uma prótese de aço inoxidável, criada por impressão 3D, fez com que o sonho de ser mãe se tornasse realidade a uma mulher de 35 anos, que teve parte do colo do útero amputado devido um câncer cervical.
A mulher, que mora na Espanha, já havia passado por outros procedimentos cirúrgicos que não obtiveram sucesso, já que sua situação sempre retrocedia. A prótese foi projetada pela especialista em reprodução humana Juana Crespo, visando “reconstruir” parte do colo do útero, e foi impressa pelo marido da paciente.
A realização deste procedimento através de uma prótese personalizada é inédita, fazendo com que algumas questões viessem à tona. “Eu disse ao casal que a ideia era clara para mim, porém eu não sabia se conseguiria encontrar alguém capaz de fazer a prótese que eu havia planejado, pois era difícil encontrar um engenheiro que entenderia tão bem o que estava na minha cabeça. Naquela época, o marido da paciente disse que poderia cuidar disso, pois ele trabalhava com impressões 3D. Eu tinha encontrado o que precisava: um engenheiro mais motivado que eu”, contou a médica, em entrevista ao site Nius Diário.
O processo de elaboração da prótese
Ao longo do processo, foram desenvolvidas seis próteses com algumas variações, já que os cirurgiões só teriam a certeza de qual “caberia” melhor no momento da cirurgia. A equipe médica coletou um único embrião, que foi implantado após a cirurgia. Logo depois, veio a notícia tão esperada: o resultado positivo!
Quando foi constatado que estava tudo bem com a paciente e com o embrião, a prótese foi retirada e a paciente passou por uma traqueloplastia, cirurgia que possibilita corrigir a posição e morfologia do colo do útero. Foi através desta prótese que se conseguiu um útero funcional, que possibilitou a gravidez de uma linda menina, que nasceu de parto cesariana, em perfeita saúde.
Fonte: Nius Diário