Tive a oportunidade de conhecer o Projeto Beta há uns 6 anos, quando fui gravar alguns conteúdos para o Canal do YouTube. Na época, pouco se falava em iniciativas de reprodução assistida que facilitasse o acesso de pessoas com uma renda menor. De 2005 até aqui, foram milhares de pessoas atendidas, o Projeto se tornou cada vez mais sólido e, por isso, quero falar um pouco mais sobre como ele funciona. Para isso, recebi numa live/entrevista a Claudia Glina, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana e a Roberta Wonchockier, biomédica especialista em reprodução humana. Juntas, elas me contaram mais detalhes desse projeto e agora divido aqui com você. Lembrando que a live completa está salva no Instagram e você pode assistir a qualquer momento.
Como funciona a fertilização in vitro? Veja os 4 passos
Quando nasceu o Projeto Beta?
Dra. Roberta Wonchockier O Projeto Nasceu em 2005 a partir do desejo de alguns médicos de facilitar o acesso das pacientes que precisam da reprodução assistida. O Projeto Beta é uma clínica de reprodução humana, que veio como uma proposta de atendimento institucional, onde vários médicos atendem, cobrando um valor menor por seus serviços. Até um ano atrás, nós fazíamos uma avaliação socioeconômica do paciente que nos procurava para adequar o valor do tratamento à sua renda. Porém, com o passar dos anos, percebemos que 80% deles se encaixavam no nosso menor valor de tratamento. Então, hoje cobramos esse valor menor, independentemente da renda. Vale ressaltar também que não é porque o custo é mais acessível que o tratamento deixa a desejar em qualidade. Temos um laboratório de ponta, que é o mesmo usado por nosso outro braço, o Projeto Alfa, que não tem esse cunho social e atende famílias com renda maior.
+ Fertilização in vitro aumenta as chances de gêmeos e trigêmeos?
Como é possível reduzir os custos do tratamento mantendo a mesma qualidade?
Dra. Claudia Glina Fisicamente falando, o Projeto Beta é uma clínica que tem vários consultórios e que recebe os pacientes para consulta e protocolos mais simples, como o ultrassom. Toda a parte laboratorial é realizada no Projeto Alfa. Assim conseguimos concentrar mais pessoas sendo atendidas no mesmo local, por exemplo. Outro diferencial muito importante é que somos e quatro médicos, que se revezam para atender os pacientes. Então, ao contrário de numa clínica convencional particular, os pacientes não escolhem com quem não passar. É preciso entender que todos nós atuamos em sinergia há mais de 10 anos juntos e que todos têm acesso aos protocolos. E isso também corta bastante os gastos que esses pacientes teriam por pagar exclusivamente o horário de um médico ou outro. Além disso, convencionalmente, nós médicos repassamos um valor para o laboratório, que é cobrado do paciente. No Projeto Beta não temos isso. O valor que recebemos por atendimento é fixo. É como se o Projeto Beta fosse um cliente do Projeto Alfa, só que com desconto. Então, o valor que o Beta cobra do Alfa é menor do que o valor que cobra de mim enquanto médica particular quando encaminho um paciente da minha clínica, por exemplo.
+ Modelo inspira ao desfilar em meio a tratamento para engravidar
Exames e medicamentos estão inclusos no tratamento do Projeto Beta?
Dra. Roberta Wonchockier O valor que o paciente recebe do financeiro contempla o valor do seu tratamento mais os medicamentos que serão utilizados. Já os exames ele pode fazer no próprio convênio médico, por exemplo. Não fazemos exames específicos no Beta. Um outro diferencial é que compramos um alto volume de medicamento por mês, então, temos um desconto bem grande com a indústria farmacêutica. E isso é repassado para o paciente. Outro detalhe importante é que a fertilização in vitro no Projeto Beta inclui congelamento de embrião sem cobrar nada a mais por isso. Só cobramos a manutenção. Na hora de passar o preço final, calculamos exatamente a quantidade de medicamento que aquele paciente vai usar, evitando ao máximo que ele tenha surpresas negativas após estar com o valor em mãos.
Dra. Claudia Glina Claro que qualquer processo médico tem imprevistos no meio do caminho, quando indicamos um tratamento. Vou dar um exemplo: se a mulher responder mal à estimulação, pensamos no que fazer para que ela tenha o máximo de chances possíveis. E, então, vamos sugerir uma nova indução para ter mais óvulos e mais chances. Isso vai encarecer o tratamento, mas não que foi algo mal calculado. Apenas não tínhamos como saber como seria a resposta e vamos sempre tentar o máximo possível para que ela engravide.
+ Conheça os principais tratamentos para engravidar
Quais são os tipos de tratamento realizados no Projeto Beta?
Dra. Roberta Wonchockier Fazemos todos os tratamentos que outras clínicas convencionais fazem: desde congelamento de óvulos, passando pela indução até a fertilização in vitro com óvulos próprios ou doados.
Quando falamos em tratamentos mais acessíveis, estamos falando mais ou menos de quantos por cento mais acessíveis financeiramente?
Dra. Roberta Wonchockier Vou dar um exemplo da fertilização in vitro. No Projeto Beta ela sai por menos da metade do valor do tratamento feito no Alfa, mais o custo dos medicamentos. As estimativas de preços são passadas para quem entra em contato conosco através do site ou do WhatsApp. E, claro, na palestra que fazemos, que além dos custos, mostra muito bem os serviços e como funcionam os tratamentos. Além disso, quem participa da palestra tem desconto na primeira consulta. E o legal é que nessa palestra, que é online, também dá para tirar dúvidas médicas.
Bem, espero que esse artigo tenha sido útil para você. Pesquise, se informe, compare valores e tipos de atendimento. Busque referências de quem já fez tratamentos com as clínicas de seu interesse. Mas não deixe de procurar ajuda ou de marcar a consulta com especialista já pensando que esse tipo de acesso nunca fará parte da sua realidade. Converso com muitas mulheres que consideravam impossível o tratamento, até o dia que se permitiram entender melhor todas as possibilidades. Não desista sem ao menos tentar.
There are 1 comments
Quero muito participar