A chegada de um bebezinho traz muitas mudanças na rotina e nos sentimentos da mãe. E tudo estaria perfeito se as transformações fossem recheadas apenas de coisas boas. No entanto, como tudo na vida tem o seu lado não muito bom, ao se olhar no espelho muitas mulheres dão de cara com mais celulite, o temido melasma ou notam que o cabelo ficou mais oleoso. Se você está grávida, já sabe que são poucos os produtos liberados durante a gestação, pois a maioria dos ativos pode ter efeitos sobre o bebê. Mas não se desespere, afinal, sempre dá para correr atrás do “prejuízo” depois! Separei aqui para vocês o que tem de mais novo no mercado da beleza para combater os dramas.
Melasma
Ainda na gravidez invista no filtro solar com cor de base! É que além de proteger contra a radiação ultravioleta ele evita a pigmentação provocada pela luz azul (aquela dos escritórios, tablets, smartphones). Mas, lembre-se que o aparecimento de manchas na gestação é muito comum devido à “explosão” hormonal, então por mais que você se cuide não dá para ter certeza que o problema não vai acontecer, ok? Minha dica é apostar em cremes manipulados à base da flor da margarina, Vitamina C e citroflavonóides, que podem ser utilizados à noite, e são ótimos aliados!
Celulite
Se você achou que a gestação deixou aqueles furinhos indesejáveis, saiba que a sensação do momento são os cremes com altas concentrações de cafeína. Essa substância já é velha conhecida, mas a novidade é que agora pode ser encontrada em concentrações maiores em alguns cremes prontos (que chegam a 7% de cafeína na fórmula). Se optar pela versão manipulada dá para conseguir até 10% do ativo puro. Ele age reduzindo o volume das células de gordura e com pouco mais de um mês de uso diário dá para perceber melhora de até 20% na ondulação da pele! Mas atenção: use apenas após o parto e com autorização do seu médico.
Cabelo mais oleoso
Muitas mulheres notam a pele mais brilhosa durante a amamentação. Um segredinho simples, barato e prático é o xampu a seco. Esse pó absorve toda a oleosidade presente nos fios e ainda encorpa o fio. Ou seja, mais tempo para você curtir seu filho sem se preocupar com os fios, que ainda terão mais volume na raiz!
Esse post foi escrito pela farmacêutica Christine Chaves, mãe da pequena Erica, e especialista em cosmetologia, da Farmatec (RS).