Os brinquedos feitos para meninos ou meninas são assuntos que estão ganhando espaço nas discussões sobre criação e educação dos filhos. Será que ao darmos uma boneca para as meninas estamos estimulando que elas se encaixem no perfil “Amélia”, que foi criada para cuidar da casa e ser uma boa esposa, nunca se equiparando a um homem na vida social e profissional? E será que ao dar carrinhos e brinquedos mais complexos aos meninos, estamos impondo, desde cedo, que eles assumam o controle sobre as mulheres?
Nesse mês a influente cientista Athene Donald, que é professora de física experimental da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, foi enfática ao dizer que as meninas deveriam brincar menos com bonecas e mais com brinquedos típicos de meninos, como os joguinhos que estimulam a construção e favorecem o desenvolvimento da criatividade. “O tipo de brinquedo é importante? Acredito que sim. Criamos comportamentos sociais ao estereotipar o tipo de brinquedo com os quais os meninos e as meninas brincam quando pequenos”, disse ela. Para a especialista os brinquedos voltados às meninas tem forte ligação com a passividade, já os de meninos, como Lego, estimulam a imaginação e criatividade.
Atenta a essas discussões, que envolvem não apenas o estímulo de um comportamento social, mas também desenvolvem estereótipos, a Mattel, criadora das bonecas Barbie, está investindo em campanhas que afastem aquela ideia de que a mulher tem que ser alta, magra, loira e branca, imagem transmitida pelas suas bonecas até então. Além de lançar bonecas morenas, negras e ruivas, com os mais diferentes tipos de cabelo e rostos, a empresa colocou no ar esse mês o vídeo da campanha “Imagine The Possibilities”. O objetivo é ir contra o pensamento machista de que a menina brinca de casinha e boneca porque essa será sua realidade no futuro. Várias profissões são apresentadas através de um vídeo que surpreende, mostrando que a criança pode ser o que ela quiser. E você o que pensa sobre os brinquedos e brincadeiras direcionados à meninas ou meninos? Esse é o vídeo da campanha: