Você está decidida a engravidar e já começou as tentativas, sejam elas naturais ou com ajuda médica? Então é hora de saber, e se for preciso, mudar, desde já alguns hábitos. Para que a gravidez seja o mais saudável possível, a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, pós–graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP), listou cuidados considerados essenciais ainda nessa fase. E ressalta: “Se consultar com o ginecologista pode ser o primeiro passo para uma gestação saudável. É preciso também fazer alguns exames, como hemograma, análise de colesterol e diabetes, ultrassonografia, sorologias, dosagens hormonais e verificação pressão arterial para avaliar suas condições físicas. Além disso,nunca esqueça de contar para o seu médico quais medicações está tomando, pois algumas podem ser perigosas par a o bebê e devem ser suspensas ou substituídas antes mesmo da gravidez.”
Passo 1: De olho na alimentação!
Algumas futuras mamães precisam receber uma dose extra de vitaminas para que seu bebê se desenvolva com saúde e, por isso, muitos médicos recomendam a ingestão de ácido fólico. “Ele pode prevenir defeitos no fechamento do tubo neural e também doenças congênitas. O recomendado é a mulher tomar 400 microgramas de vitamina três meses antes de começar as tentativas para engravidar”, esclarece Mantelli. Consuma também alimentos ricos em ácido fólico, como verduras escuras (couve, escarola, espinafre), batata, feijão, lentilha, ervilha, ovo, salmão, carne vermelha, laranja, limão e tangerina.
Passo 2: Viva em movimento
Fazer exercícios antes da gravidez ajudar a manter o peso e dá uma forcinha para o seu corpo, trazendo benefícios não só para você, mas também para o bebê, já que melhora a postura, previne dores lombares, reduz o inchaço nas pernas e auxilia no trabalho de parto, além de reduzir o risco de doenças graves como o diabetes gestacional e hipertensão.
Passo 3: Não esqueça do dentista
Cheque se está tudo em ordem com a saúde da sua boca, afinal, as mudanças hormonais da gravidez podem deixar os dentes e gengivas mais sensíveis. Vale fazer um check-up, que inclui a limpeza, para evitar complicações mai sérias com o passar do tempo..
Passo 4: Se proteja das infecções
É fato: quando se tem hábitos saudáveis é mais fácil evita qualquer tipo de infecção que possa prejudicar a saúde do bebê. “Vale, inclusive, checar se as comidas na sua geladeira são mantidas a menos de 4ºC de temperatura, afastando assim as chances de infecções bacterianas. E fique atenta ao preparo do alimento, lavando muito bem frutas, legumes e verduras”, aconselha a ginecologista.
Passo 5: Conheça bem o seu histórico familiar de doenças
Investigue se tem casos na sua família de Síndrome de Down, anemia falciforme, fibrose cística, atrasos de desenvolvimento, defeitos congênitos ou problemas de coagulação do sangue. “Isso é necessário para prevenir complicações da gravidez e avaliar a possibilidade do seu bebê ter algum tipo de anormalidade”, finaliza a médica.
E assim que descobrir a gravidez, envie para nós a sua história! Basta direcioná-la para o e-mail blogmaeaos40@gmail.com ou contato@maeaos40.com.br Estamos na torcida por você!!
There are 1 comments
Bom mesmo, amei o site.