A nova geração, com menos de 15 anos, já nasceu na era da internet e passa cerca de 11 horas conectadas por semana. E o reflexo de tanta informação também está “abalando” o mundo das fantasias. Foi o que mostrou uma pesquisa realizada pela empresa de VPN HideMyAss.com, unidade de negócio da empresa de segurança digital AVG Technologies: desde 1997, quando o Google foi criado, mais de 25% das crianças deixaram de acreditar no Papai Noel por conta de informações que encontraram na internet. Enquanto antigamente sabíamos a verdade sobre o bom velhinho apenas aos 9 anos, hoje com menos de 7 anos os pequenos já se dão conta da verdade.
De acordo com a pesquisa, que foi feita em novembro deste ano e ouviu 2.010 pais brasileiros, com filhos nascidos entre 1983 e 2013, se a taxa de redução continuar pelas próximas gerações, podemos ver a crença no Papai Noel desaparecer em 44 anos!
Criançada esperta!
A pesquisa mostrou também que 50% das crianças fizeram buscas no Google e caíram em páginas explicando que o Papai Noel não passava de uma lenda de Natal. 41% das crianças brasileiras ouvidas tiveram suas primeiras suspeitas a respeito do Papai Noel depois de ver anúncios online dos presentes que haviam pedido em suas cartinhas, e 25% simplesmente viu seus pais fazendo as compras de seus presentes online e começaram a desconfiar da verdade, enquanto 21% tiveram suas ilusões de Natal quebradas depois de lerem tweets ou posts no Facebook com piadinhas sobre “acreditar em Papai Noel”.
E não para por aí: a pesquisa mostrou que 7% dos filhos são verdadeiros detetives na hora de descobrir a verdade, procurando pistas no histórico de navegação online e nas contas de lojas virtuais de seus pais para achar evidências das compras de Natal feitas por eles! E pudera, afinal, 55% dos pais disseram que não deletam o histórico de acesso.
Campanha a favor do bom velhinho
Por isso, se você tem um pequeno esperto em casa e não quer acabar tão cedo com a magia no Natal, fique de olho nas suas navegações e não deixe “pistas”. Para ajudar você nessa tarefa, a empresa que conduziu a pesquisa acaba de lançar a campanha “Continue Acreditando no Papai Noel”, que conta com um software gratuito, que uma vez instalado no navegador e ativado, monitora todos os resultados de pesquisa on-line, web pages ou mídias sociais que poderiam representar risco à crença no Papai Noel. O software oculta automaticamente o conteúdo, mostrando como resultado imagens de um alegre Papai Noel em sua fábrica de brinquedos. Para baixar, basta clicar aqui. E tenham todos um feliz Natal!