Qual é o ápice da saúde feminina? É exatamente quando há capacidade de construiu um ser humano do absoluto zero! A Medicina Chinesa, como ciência milenar trouxe os conceitos que hoje são a base do que acreditamos como longevidade e saúde plena. Mas onde entra a fertilidade nesse papo? Enquanto a medicina tradicional está focada em manipular o sistema reprodutivo feminino e masculino, a Medicina Chinesa tem como foco ajudar o corpo a se corrigir, cuidando das bases dos desequilíbrios. E se você está se perguntando qual delas é a mais indicada para potencializar a fertilidade, a resposta é: as duas. Unidas. Essa é uma possibilidade que tem se mostrado muito promissora quando o assunto é ajudar casais a construírem e completarem suas famílias. Sendo assim, não há competição entre elas, mas sim colaboração.
+ Seu intestino tem tudo a ver com a fertilidade. Entenda porquê
Minha especialidade é a Medicina Chinesa, com ênfase nos distúrbios da fertilidade, então, a partir de hoje, quero apresentar à vocês esse novo olhar. Vale começar dizendo que na mulher o ciclo menstrual é o maior indicativo de saúde. Sua frequência, consistência, seu volume e os sintomas que aparecem em cada fase são capazes de revelar verdadeiras pérolas em termos de sinais sobre saúde. E a Medicina Chinesa leva cada “pista” dessas em consideração. Na prática, quando a saúde melhora, os ciclos refletem rapidamente essa melhora também.
+ Infertilidade masculina: quando o problema está no parceiro
Mas como alcançar a tão sonhada saúde plena e usar a Medicina Chinesa a favor da sua fertilidade? Aqui vão 3 dicas:
Aqueça seu abdômen
Nosso ventre armazena as baterias, que vão nos manter ativos por toda a nossa vida. Manter nosso útero aquecido como um ninho pode nos ajudar nisso. A progesterona, hormônio produzido pelos ovários, dentre suas muitas funções, aquece nosso corpo entre as fases ovulatória e pós-ovulatória, o que chamamos na Medicina Chinesa de fase Yang do ciclo. Neste momento, invista em bolsas de água quente no abdômen e na lombar, especialmente se você sente frias essas regiões. E vale também evitar andar descalça em pisos gelados.
+ Por que os óvulos envelhecem e como isso funciona?
Limpe sua dieta
Não é privilégio somente da Dietoterapia Chinesa falar da importância da alimentação. É a partir dela que a maior parte da energia do corpo se compõe. Você abasteceria seu veículo com combustível adulterado? Regaria suas plantas com água suja? Tenho certeza que não! Então, alimente-se como se já estivesse grávida, porque é para isso que você está se preparando. Se possível, invista em alimentos orgânicos e dê preferência para legumes cozidos, evitando os gelados, principalmente depois que o sol se for. Evite cafeína, álcool e açúcar. Prefira os alimentos em sua forma integral e beneficie-se de uma boa feira.
Durma
Eu sei que te disserem que cada um tem seu ritmo biológico, que tudo bem você dormir em qualquer horário, desde que você durma as 8 horas de sono. Porém, na visão da Medicina Chinesa (e hoje pesquisas sobre o hormônio melatonina caminham na mesma direção), o ideal seria dormirmos no máximo ás 22:30, por isso deitar pelo menos as 22 horas seria ótimo. A explicação? Isso permite que nosso corpo entre em seu estado de repouso e aproveite todo processo restaurativo que o sono nos proporciona. É neste momento que nossos órgãos fazem uma grande limpeza e manutenção, além de se preparar para o dia seguinte. É como se houvesse uma grande festa todos os dias em nossa casa. Durante a noite, limpamos e organizamos tudo para o dia seguinte, mas temos uma equipe para isso e cada trabalhador chega em um horário determinado. Quanto mais cedo a festa acaba, melhor fica a preparação para o dia seguinte e cada um consegue completar suas funções a tempo, deixando tudo impecável.
Essas são algumas dicas que norteiam o atendimento em Medicina Chinesa e Fertilidade, sendo bases fundamentais para a nossa saúde. Mas fique tranquila: é completamente compreensível que a gente não consiga fazer tudo perfeitamente de acordo com o proposto. Se conseguirmos 80% já está de bom tamanho! Afinal, ser muito rígida consigo mesma também não é saudável. Vamos caminhando juntas, sempre com leveza!
Aline Squassoni é bióloga, praticante de Medicina Chinesa com ênfase em Acupuntura e terapeuta floral. Com ampla formação nacional e internacional em “Cuidados na Saúde Reprodutiva”, colaborou para que mais de 120 casais realizassem o sonho de ter seus bebês. Autora dos e-books: “Azuki o Feijão da Medicina Chinesa” e co-autora do e-book “Receitas para Fertilidade”. Criadora do perfil @alineacupuntura no Instagram