Chegou a hora de reunir a família e os amigos para comemorar este momento tão importante que marca o aniversário de Jesus. Veja como organizar uma mesa linda (e farta!) para surpreender os convidados e deixar este dia ainda mais gostoso e especial! A decoração deve traduzir este momento, com arranjos, bolas, pinheiros, sem deixar de fora o bom velhinho, as renas e os sinos, que são símbolo desta data e faz a alegria dos pequenos! Veja as nossas dicas:
Acerte nas cores!
O verde, vermelho, prata, dourado e branco são as clássicas cores do Natal. Mas, é claro que você pode usar a criatividade para usar o tom que quiser. Só fique ligada para fazer uma composição bonita e que combina, ok? Use de duas a três nuances para não errar!
Tem que ter bola
A árvore de Natal pode ser muito bem representada na mesa com pinheiros e as tradicionais bolas. Compre várias, de tamanhos diferentes e coloque-as na décor: penduradas no lustre, dentro de potes de vidro, em cestas e onde a imaginação permitir. Se você é do tipo faça você mesma, também pode customizar a sua esfera personalizada com bolinhas de isopor e lantejoulas ou botões colados. Use a criatividade! Vale também “roubar” algumas da sua árvore de Natal e colocar na mesa. Dica: bolinhas pequenas dentro de uma taça de cabeça para baixo fica um arranjo lindo e ainda serve de castiçal para uma noite à luz de velas!
Para iluminar
Geralmente a ceia principal é feita no jantar. Em algumas famílias tradicionais, o alimento só pode ser ingerido a meia-noite. Portanto, é uma ótima oportunidade fazer um jantar à luz de velas. Você pode coloca-las em copos com água, em castiçais ou até nos pratinhos da xícaras de café. Em porta-velas ou dentro de potes elas ficam lindas! Se você não tiver nada disso, improvise um castiçal com garrafa de vidro de bebida! Fica show! Bolinhas de luz e pisca-pisca também dão um efeito e tanto. Coloque-os no centro da mesa!
Já é inverno
Por uma estratégia de marketing, o Papai Noel se tornou a “figura” que simboliza o Natal, assim como as renas e o boneco de neve. Se você tem ou não criança em casa, não se esqueça do bom velhinho para decorar a mesa! Bonequinhos de feltro, por exemplo, podem ficar fora de vasos de flores, em cima da mesa…O mesmo vale para o boneco de neve e as renas. Não tem nenhum objeto com a figura deles? Não tem problema. Que tal embalar caixinhas de palito de fósforo com papel de presente e colocar em cima dos pratos? Isso já simboliza o “presente” que as crianças acreditam que o Papai Noel traz!
Chalkboard
As lousas são a grande tendência da decoração e as lojas estão cheinhas delas. Que tal usar uma pequena em cima da mesa com uma frase desejando bom Natal para os convidados?
3 regras preciosas!
– Descansa prato (suplá) e panelas, jarras, copos e taças devem ser caprichados e nas cores do tema. Se você não tem, use tons neutros como branco, bege ou transparente que combinam com tudo.
– Abuse de laços. Coloque fitas nos guardanapos, em volta do garfo e da faca e até mesmo na cadeira. Só não abuse dos elementos para não ficar cafona!
– Lembre-se que a decoração vai deixar a mesa mais linda e convidativa, mas ela não pode estar poluída demais. Deixe lugar suficiente para os pratos, eles são os principais da festa! Bom Natal!
Fotos: Pinterest
Esse post foi escrito pela jornalista Renata Menezes, mãe do João Pedro. Ela é apaixonada por decoração e coloca toda a criatividade em prática na Las Ticas Decor (SP), empresa de decoração e eventos. Todo mês ela vai dar dicas para a sua festa ou evento.