O mundo mudou. As mulheres mudaram e com isso o “ser mãe” deixou de ser uma imposição da sociedade para se tornar uma escolha. E a pergunta que as mulheres se fazem é: “Estou pronta para ser mãe?” “Está na hora de ser mãe?” E assim, com muitas outras realizações e, de certa forma, maior consciência da responsabilidade que vem com a maternidade, as mulheres estão deixando essa decisão para depois. É bem difícil dizer quando estamos prontas para esse importante passo em nossas vidas, ou melhor: é difícil saber qual é a hora certa ou perfeita para ser mãe.
+ 6 fatos interessantes sobre reserva ovariana e fertilidade
Mas será que isso existe mesmo? O momento perfeito para ser mãe? Olhando apenas para o corpo, o ápice na nossa fertilidade está entre os 20 e 30 anos. A partir dos 35 anos, os óvulos já vão sendo considerados mais velhos e as chances de gravidez espontânea vai caindo significativamente, como é possível ver nesse material abaixo:
+ 4 perguntas importantes que todo casal tentante deve responder
Mas, a decisão vai mito além do fator fisiológico e biológico. E o momento que muitas mulheres se sentem mais seguras, preparadas e até maduras para essa tomada de decisão não condiz com seu corpo e seu potencial fértil. E se você está lendo esse texto, provavelmente está sentindo isso na pele. Se preparar para ter um filho não é sobre dinheiro, casamento, trabalho, muitas pacientes minhas que estão com 40 anos ou mais, quando me procuram para ser mães, falam que ficaram esperando a melhor hora, mas como o tempo está passando resolveram ser mãe agora!!! Por causa do relógio biológico, se atentaram que a hora certa não existe, existe a SUA hora!
+ A espera da gravidez me trouxe autoconhecimento e hoje ajudo outras tentantes
O preparo do ser mãe, já deve começar cedo, com as perguntas, vou querer engravidar algum dia? Vou querer ter um filho meu, geneticamente, algum dia? Estou disposta a doar parte da minha vida por amor? Se você respondeu sim, ou acha que sim para
alguma delas, isso já é um preparo! Respondeu não? Se pergunte novamente de tempos em tempos.
Esteja sempre ciente que maternidade é algo que é seu, não delegue essa responsabilidade ao parceiro/a ou ao alcance de metas.
É muito importante ter esses objetivos bem fixados, pois eles vão ditar seu rumo, independentemente de carreira, casamento, propriedades… O preparo para ser mãe é emocional. Inseguranças, dúvidas, medos… tudo isso é normal. E sentir desejo pela maternidade já é um preparo. Ninguém nasce sabendo ser mãe. Ser mãe é aprender todo dia, juntamente com aquele serzinho que chega, e juntos todos crescem diariamente.