Você já ouviu falar sobre a fase lútea? A fase lútea é a última etapa do ciclo menstrual, que é constituído por fases: temos a fase folicular, a fase proliferativa e a fase lútea.

Quando ela se inicia?

De acordo com Pâmela Schitini, bióloga e instrutora do Método de Ovulação Billings (MOB), do Instagram @pamela_mob, a fase lútea se inicia quando há a formação do corpo lúteo.

“Quando há o rompimento do folículo e a ovulação acontece, forma-se um cisto, chamado corpo lúteo no ovário. Esse corpo lúteo é responsável pela secreção dos hormônios na segunda fase do ciclo menstrual, de maneira especial a progesterona”, explica.

+ 4 perguntas importantes que todo casal tentante deve responder

Como reconhecer?

De acordo com a instrutora do MOB, nesta fase, a mulher pode perceber um fluxo, comumente chamado de “fluxo constante”, com uma sensação de umidade. “Na fase lútea, a mulher pode (ou não) retornar ao seu padrão básico de infertilidade (PBI)”, complementa.

Entendendo as fases

Como descrito acima, o ciclo menstrual passa por fases, apesar de ser mais reconhecido na fase da menstruação.

Fase folicular

Essa fase acontece no período entre o primeiro dia da menstruação e a ovulação. É quando são produzidos os folículos em estado de maturação. Um deles se desenvolve rapidamente, ficando como o responsável pela produção de estrogênio.

Essa fase também é conhecida como “período fértil”, em que a mulher tem mais chances de engravidar.

Fase proliferativa

Esta, por sua vez, acontece após o fim da menstruação até o período da ovulação. O útero reconstrói o tecido descamado, aproveitando da quantidade elevada de estrogênio produzida pelo folículo. É nesta fase que o endométrio recupera a espessura, afinando novamente próxima ao período menstrual seguinte.

Fase lútea

Ela dura entre 11 a 16 dias, variando de organismo para organismo. A fase começa quando o folículo que continha o ovócito durante a ovulação se transforma em corpo lúteo. Neste período, a progesterona e o estrogênio começam a ser produzidos, tendo o pico de produção no 14º dia da fase lútea.

A mudança hormônio que ocorre neste período é conhecida como Tensão Pré-Menstrual (TPM), podendo surgir inúmeros sintomas que antecedem a menstruação como enxaqueca, acne, inchaço, enjoo e sensibilidade nos seios.

E qual é a função da fase lútea?

Os sintomas da TPM sejam muito conhecidos pelas mulheres, é importante frisar algo desta fase: eles são causados pelo alto nível de progesterona que, apesar de causar uma bagunça hormonal, é muito importante para fixar a gravidez na fase inicial.

Mulheres que têm a fase lútea com menos de 11 dias, não conseguem produzir a quantidade necessária de progesterona, encurtando o tempo de “viagem” do embrião, que sai das trombas em direção ao útero, fazendo com que não haja tempo suficiente para que ele fixe-se.

Em contrapartida, a fase lútea com mais de 16 dias, gera excesso de progesterona, podendo impedir a menstruação, alongando a vida útil do corpo lúteo.