A Páscoa sempre me traz à tona memórias de quando eu era pequena. Em casa havia uma abertura no teto do corredor com uma passagem para o telhado e minha mãe dizia que era por ali que entravam tanto o coelhinho da Páscoa quanto o Papai Noel. Eu ficava só imaginando como eles tinham que se espremer para passar por aquele cubículo! E na noite que antecedia a data, minha mãe dizia para enfeitarmos o ninho do coelho, que nada mais era do que uma caixa de sapato com um monte de embalagens de presente que juntávamos. Eu colocava palha e ficava na torcida para o ovo ser grande! No dia seguinte, ao acordar, a felicidade de ver ali o meu ovo era tanta que eu ficava um tempão olhando pra ele, cheirando e imaginando como o coelho tinha conseguido entrar no meu quarto sem me acordar! E se você também quer marcar a infância de seus filhos com boas memórias, aproveite que estamos na semana da Páscoa e faça em casa uma dessas ideias de caça aos ovos, que são bem fáceis de copiar e cheias de significados. Veja só:
Prepare o ninho do coelho
Como eu disse, em casa fazíamos com caixa de sapato. Mas você pode usar a imaginação e optar pelo material que tiver em casa. Cestinhas como estas dão um toque a mais de delicadeza e ficam uma gracinha. Ajude seu filho (a) a enfeitar e fale para ele colocar ao lado da cama.
Pego em flagrante!
E que tal colocar um coelho de pelúcia no jardim de casa ou escondido na cortina da sala, por exemplo? A dica é deixar apenas o rabinho aparecendo e dizer que o coelhinho deixou cair o seu mascote ou então, tire uma foto do “local do crime” e mostre para a criança. A tarefa dela é desvendar por onde anda o senhor coelho e onde foi que ele deixou os ovos!
Gincana em família
Se você tem uma família um pouco maior (4 a 5 pessoas) ou os primos e tios estão em casa, aproveite para reunir todos numa brincadeira super gostosa: esconda ovinhos (podem ser de chocolate ou de brinquedo) pela casa, sendo que cada cor vale um ponto diferente. A meta é fazer a maior pontuação e o vencedor ganha um prêmio especial do coelho, como uma cesta de Páscoa.
Recados do coelho
Espalhe pela casa alguns recadinhos do senhor coelho, como se fosse aquela brincadeira do “tá quente”, “tá frio”. Assim, quanto mais próximo dos ovos, mais emoção o recadinho terá! Com certeza as crianças maiores vão se amarrar nessa brincadeira.
Pegadas não podem faltar
As clássicas patinhas do coelho demarcando o caminho por onde ele passou continuam sendo uma ótima forma de divertir os pequenos. Para dar um toque a mais, vale também colocar sombras de coelhos em alguns pontos das paredes. Uma graça não acham? Muitas empresas de papelaria já vendem o pacote de patinhas pronto, mas nada impede que você faça em casa, usando cartolina colorida. Há vários moldes espalhados pela internet. E vamos combinar que não é um bicho de sete cabeças desenhar à mão livre, não é mesmo?
Plaquinhas que dão as pistas
Outra forma de levar a criança à busca do ovo é espalhando plaquinhas com recados. Esse modelo abaixo é lindo demais e depois pode até ser usado para colocar uma foto, por exemplo.
Cartinha do coelho
Use a imaginação e escreva cartinhas em nome do coelhinho. Vale falar sobre o comportamento da criança, dar pistas da caça aos ovos, colocar mensagens de carinho…
Gostou das nossas dicas? Então, coloque-as em prática e tenha uma excelente Páscoa!