Estudo mostra que grávidas usam cosméticos sem indicação médica

cosméticos gravidezNão é segredo pra ninguém que ao ficar grávida existe uma infinidade de cosméticos que passam a ser contraindicados. E para saber qual realmente pode ou não continuar em uso é preciso levar os produtinhos para o médico ver, ou, pelo menos, passar a lista de composições. Daí, ele diz quais estão liberadas. Eu preferi colocar tudo numa bolsinha e mostrar para a minha médica, que disse quais poderiam sair da gaveta depois do terceiro mês e quais eu só poderia voltar a usar após a amamentação! É, deu dó ver tanto produto legal tendo que ficar de “castigo”, e até dividi alguns com amigas, pois perderiam a validade. Mas, fazer o quê? O importante é assegurar a nossa saúde e a do bebê, não é mesmo?

Pena que esse cuidado muitas vezes passa batido pelas gravidinhas. Foi o que mostrou um estudo feito pelo Instituto IPUPO Educacional, com mil mulheres. Veja abaixo os dados da pesquisa e o que diz o farmacêutico Hermano Pacheco, especialista em cosmetologia pelo Instituto IPUPO, e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

PROTETOR SOLAR
O que diz a pesquisa 60% das entrevistadas usam protetor solar, porém sem a orientação do médico.
Qual é o risco de usar protetor solar sem indicação médica? Nos últimos anos foi evidenciado que estamos expostos a uma grande variedade de produtos que exercem alguma atividade endócrina. Eles são classificados como Endocrine-Disrupting Chemicals (EDCs), caso dos ativos como ftalatos, fenóis, parabenos, triclosan, benzofenona-3 e outros filtros solares. O problema é que todos eles são muito usados em formulações cosméticas ou em suas embalagens, então o risco de se expor à eles é grande. Os fotoprotetores com benzofenona-3, OMC e 4-MBC são os mais perigosos para as grávidas, já os com zinco e titânio, conhecidos como filtros físicos, são os mais indicados, pois não penetram na pele. Vale dizer também que os filtros mais modernos apresentam um perfil de segurança maior.

 filtro solar gravidez filtro solar na gravidez HIDRATANTES
O que diz a pesquisa Quase 80% das entrevistadas usaram hidratante no período gestacional, sendo que pouco mais de 30% consultou um médico para saber quais eram os recomendados.
Qual é o risco de usar hidratante sem indicação médica? Formulações de cremes e loções que contém parabenos também trazem prejuízo para a atividade endócrina. Ureia, cânfora e chumbo costumam ser ativos encontrados em cremes desse tipo, daí o fato de estarem restritos na lista da Anvisa para o uso em grávidas. Enquanto estudos mostram que a ureia pode atravessar a barreira da placenta e prejudicar o desenvolvimento do bebê, a cânfora pode ter efeito tóxico e se for usada por muito tempo até causar abortos. O chumbo, por sua vez, pode intereferir no metabolismo da mãe e causar problemas nos rins e no sistema cardiovascular e nervoso. Os parabenos apresentam atividade estrogênica demonstrada em estudos in vitro e em modelos animais, além de estarem associados ao câncer de mama e às alterações no sistema reprodutivo. O médico geralmente vai prescrever os à base de glicerina, óleos vegetais e manteigas.

 hidratante gravidezpesquisa ipupo hidratante gravidez 2PERFUMES
O que diz a pesquisa 80% das entrevistadas usaram perfumes durante a gravidez, sendo que quase 95% delas não consultaram o médico sobre a composição do produto.
Quais os riscos de usar perfume sem indicação médica? Os ftalatos são normalmente utilizados em perfumes como agentes solventes e fixadores. Eles têm sido associados ao parto prematuro e aumento das chances de alergia e asma. Uma alternativa para quem não quer correr o risco é manipular perfumes com alguns óleos essenciais numa base sem ftalatos. Mas só o médico vai poder indicar o óleo essencial ou a essência mais adequada de acordo com a pele da paciente, já que elas também podem causar irritações e alergias.

 perfume gravidez perfume gravidez Bem, agora que você já sabe dos riscos em usar cosméticos contraindicados, vale ficar de olho na nécessaire. E se você não está grávida, mas aquela amiga está, indique esse post para ela! Com certeza a saúde e o bebê agradecerão!

Posts relacionados