Só quem passa pelo desafio de tentar engravidar sem conseguir sabe o quanto esse universo das tentantes, que eu prefiro chamar de desejantes, pode ser difícil e, muitas vezes, com falta de informações ou até mesmo com informações que mais atrapalham do que ajudam.

Existe um grande fato que deve ser considerado SEMPRE. E é o seguinte: Mulheres com menos de 35 anos devem investigar as causas da dificuldade para engravidar caso estejam tentando há 1 ano sem sucesso. E esse tempo reduz para seis meses quando a mulher passou dos 35 anos, justamente para evitar perder ainda mais tempo sem saber o que está acontecendo na saúde fértil. E vale dizer que os parceiros também devem ser investigados.

Mas por onde começar essa investigação? Quais exames fazer? Quais caminhos percorrer? O primeiro passo é buscar um fertileuta, o especialista em reprodução assistida. Esse profissional costuma solicitar exames e fazer uma investigação a fundo para entender o que está impedindo a gravidez de acontecer.

Se assim como boa parte das mulheres que seguem o Mãe aos 40, você se sente perdida em meio a tanta informação ou com a falta dela, quero indicar aqui um evento muito interessante que vai acontecer nos dias 15 e 22 de janeiro de 2022: o I Workshop Fertilidade e Reprodução. O evento, promovido pela Associação Nacional de Apoio à fertilidade e Reprodução Humana (Anfer), é totalmente online e gratuito e irá trazer grandes nomes e temas da medicina reprodutiva para esclarecer as principais dúvidas de quem deseja ampliar a família e irá precisar de uma ajuda da reprodução assistida para isso.

Para participar, basta se inscrever nesse link. Abaixo um pouco mais sobre a programação desse evento:

Foto: Pexels

Programação: 

Dia 15/01/22 – Infertilidade
✔️ Palestrante: Dr. Davi Buttros.
Tema: Quando e como procurar um fertileuta e tirar o melhor proveito das consultas (30 minutos).

✔️ Palestrantes: Léo Habib e Andréa Vogel, psicólogos.
Tema: A importância do acompanhamento psicológico para pacientes de Reprodução Humana (30 minutos).

✔️ Mesa Redonda com convidados: Dr. Paulo Gallo , especialista em Reprodução Humana; Aline Squassoni, especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Fertilidade.

Tema: Declínio da fertilidade no mundo – O que podemos fazer para retardar e/ou reverter esse quadro? (30 minutos).

✔️ Espaço para tirar dúvidas.
Com a participação dos palestrantes e convidados integrantes da mesa redonda.

Dia 22/01/22 – Parentalidade LGBTQIAP+
✔️ Palestrante: Dr. Nícolas Cayres @dr.nicolascayres , especialista em reprodução assistida.
Tema: Quais as possibilidades de tratamentos para a comunidade LGBTQIAP+ (30 minutos).
✔️ Palestrante: Tatiane M. Velloso @adv.velloso , advogada.
Tema: Aspectos jurídicos da parentalidade LGBTQIAP+ (30 minutos).
✔️ Mesa Redonda com convidados: Dra. Cybele Lascala @dra.cybelelascala , especialista em reprodução assistida; Robert e Gustavo @2depais – 1º caso de barriga solidária do Brasil após a Resolução CFM 2.294/21; e Marcela Tiboni @marcelatiboni , mãe, lésbica, escritora e ativista.
Tema: Configurações familiares Diversas – A importância da representatividade (30 minutos).
✔️ Espaço para tirar dúvidas.
Com a participação dos palestrantes e convidados integrantes da mesa redonda.