Veja como amenizar o inchaço na gravidez

Se toda vez que você pensa em usar aquela sandália linda ou os anéis e pulseiras que tanto gosta, dá de cara com pernas pés inchados e pesados e vê que nos dedos quase já não entra a aliança, está na hora de amenizar o problema. “Na verdade esses sintomas nem podem ser considerados um problema, já que surgem devido ao aumento nos níveis de progesterona”, diz a dermatologista Irene Dantas, da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro. E à medida em que o bebê cresce o útero é obrigado a aumentar, comprimindo os vasos da bacia. Com essa barreira o sangue que circula pelo corpo e é bombeado pelo coração encontra maior dificuldade de fazer o caminho de volta e o excesso de líquidos que já estava nesse sangue vasa pela parede dos vasos, daí o aparecimento do tal inchaço.

E se a tendência é a dupla retenção de líquidos e inchaço não dar trela ao corpo da mãe, esses sinais ficam ainda pior em quem é sedentária, fuma ou come tudo o que vê pela frente. Mas atenção: se o inchaço começar a comprometer boa parte do corpo, vale procurar um médico e verificar a pressão arterial e se necessário fazer um tratamento específico.

 

Foto: Divulgção
Foto: Divulgação

Para desinchar…

Eleve as pernas É no fim do dia que o inchaço costuma ficar mais intenso, especialmente em quem trabalha em escritório ou fica muito tempo na mesma posição. Vale então colocar um travesseiro embaixo das pernas na hora de dormir ou puxar um banquinho e elevá-las enquanto assiste televisão.

Use meias elásticas As de compressão média ajudam a prevenir varizes, aliviam o cansaço nas pernas e evitam o aparecimento de estrias  

Maneire no sódio Em excesso ele pode liberar hormônios que levam à retenção de líquidos e inchaço, podendo sobrecarregar o coração e prejudicar os rins, que fica sobrecarregado. Alguns alimentos ricos na substância são os embutidos, enlatados, conservas e queijos amarelos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Consuma hortaliças Elas têm capacidade diurética natural, daí a indicação para amenizar a retenção de líquidos.

Beba pelo menos 2 litros de água Ela ajuda a diluir o sal e melhora o funcionamento dos rins, responsável por eliminar o excesso da substância.

Por: Aline Dini

Posts relacionados