Mudanças à flor da pele

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Não dá para prever se as alterações hormonais vão deixar seu  rosto manchado, oleoso ou fazer você suar além do normal. O que dá para fazer é montar agora mesmo um plano de prevenção. Não sabe por onde começar? Então conte com a ajuda da dermatologista Bianca Wiedemann, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, do Rio de Janeiro, que recomenda: “Ao descobrir que está grávida é preciso consultar logo um dermatologista, que vai avaliar a necessidade da pele e indicar os produtos específicos.” Veja abaixo os principais problemas relacionados ao desequilíbrio hormonal e aprenda como chegar à sala de parto com uma pele linda:

√ Manchas acastanhadas Chamadas de melasma ou cloasma elas são resultado da alta taxa de hormônios que favorece a pigmentação da pele e atingem a testa, as bochechas, a região acima dos lábios e o nariz.

O que fazer? Evite se expor ao sol e use todos os dias o protetor solar com FPS 30, no mínimo. Se notar o aparecimento das marcas, veja com seu dermatologista a possibilidade de fazer sessões de peeling com ativos clareadores leves.

 

√ Cravos e espinhas O aparecimento ou agravamento dessa dupla incômoda se deve ao aumento na produção das glândulas sebáceas, que obstrui os poros.

O que fazer? Pelo menos duas vezes ao dia limpe o rosto com sabonete neutro os loções adstringentes recomendadas pelo dermatologista, troque o hidratante pela versão em gel e prefira o filtro solar oil free.

 

√ Transpiração excessiva Acontece sempre que as glândulas sudoríparas ficam alteradas, podendo causar brotoejas (aquelas lesões avermelhadas que coçam).

O que fazer? Infelizmente o aumento do suor é comum entre 10 a cada 10 gestantes e, nesse caso, a indicação seria fazer aplicações de toxina botulínica, mas ela não pode ser usada em grávidas por uma questão de segurança. Nesse caso, o melhor a fazer é usar procurar por ambientes o mais arejado possível e esperar pelo nascimento do bebê, quando o corpo volta ao normal naturalmente.

 Por: Aline Dini

Posts relacionados