As transformações (chatas) no corpo da grávida

melasma

Atire a primeira pedra a grávida que nunca passou por um desses problemas durante ou após a gestação: melasma, aumento da gordurinha, da celulite ou das temidas estrias. Pois foi para falar sobre essas questões que a dermatologista Patrícia Mafra, da Clínica Volpe, em São Paulo, preparou um material bem didático durante o evento “Ser mãe é ser linda”, promovido pelo Mãe aos 40 na última segunda-feira (25/05).  Ela esclareceu que alguns procedimentos estão liberados, como é o caso dos aparelhos Maximus e Exilis, para gordurinhas e celulite. “Eles podem ser feitos bem precocemente, sem restrições para o bebê ou a amamentação”, disse a médica. Em relação à flacidez, Tomar cápsulas de colágeno hidrolisado desde o início da gravidez ajuda na flacidez. Claro que ele vai ser muito eliminado, ficando apenas um terço da quantidade. Mas, ajuda sim. Quanto às estrias, o cuidado deve ficar por conta da hidratação feita com produtos liberados para as grávidas, que não contenham ureia ou outros componentes proibidos.

Mas, o que mais gerou dúvidas foram as temidas manchas:

Tem alguma forma de prevenir as manchas na pele?

Só com proteção solar, mas isso para as manchas causadas pelo sol, que pode amenizar a hiperpigmentação. O sol faz bem para a saúde e é ele quem faz a síntese de vitamina D

Por que o melasma é tão difícil de tratar?

É porque é uma doença crônica, não tem cura, tem controle. É uma célula doente que produz pigmento de forma desordenada. É muito comum nas latino-americanas e orientais. Então no tratamento removemos o pigmento, mas a célula continua lá. Ao contrário de uma sarda, por exemplo, que você retira e acabou, no melasma você tem uma resposta inflamatória constante.

Proteger o rosto já basta?

As manchas precisam da luz para serem produzidas e isso não é algo local: cai na corrente sanguínea. Então mesmo que você vá para a praia e tome sol apenas no corpo, protegendo o rosto com chapéu e óculos de sol, isso não reduz a questão da pigmentação e pode manchar o rosto sim.

 

Posts relacionados