Repentes: você sabe como usar e quais são mais eficientes?

repelente grávidas

Nunca se ouviu falar tanto em repelentes como há cerca de um ano. E não foi pra menos: em apenas uma semana houve um aumento de 70% dos casos de microcefalia causadas pelo vírus Zika. O que fez com que Pernambuco decretasse Estado de Emergência. E um fato inédito estava para ser revelado: era primeira vez que o zika vírus havia sido confirmado como causador da microcefalia. E o pior disso tudo é que cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estava dentro das casas. Sim, se nós fizessemos realmente uma limpa ao nosso redor, tudo isso poderia ter sido evitado!

Diante do caos, especialmente envolvendo as grávidas, os repelentes desapareceram das prateleiras. E, apesar do tempo que já passou, o mosquito continua causando medo em muita gente. Outras inovações como as roupas com citronela e a pulseira, que também carrega a substância, acabaram tendo grande procura. No entanto, especialistas afirmam que, embora a citronela seja um repelente natural, não há evidências científicas de que seja eficiente a ponto de repelir totalmente o mosquito.

pulseiras-repelentes

O mosquito

Muito se ouve falar sobre ele, mas você sabe diferencia-lo de outros mosquitos? Se ficou em dúvida, veja as principais características do Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela:
– Voa num raio de, no máximo, 300 metros de onde nasceu (por isso você deve manter seu quintal sempre limpo);
– Apenas a fêmea pica;
–  Mede até 0,5 cm;
– 45 dias é o seu tempo de vida.

Os sintomas de cada vírus transmitido

dengue-zika
Foto: Reprodução

E se você também tem dúvidas sobre o assunto, veja essa entrevista com a dermatologista Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, do Rio de Janeiro.

Mãe aos 40: Quais são os repelentes indicados para grávidas?
Dra. Daniela Lemes: Basicamente são estes os três princípios ativos usados em repelentes: icaridina, DEET e IR 3535. O DEET, também chamado de Diethyl Toluamide, é o mais comum no mercado e conta com proteção de três a quatro horas, sendo que o percentual de 15% do ativo pode ser utilizado por gestantes. Já a icaridina tem proteção de até dez horas, e o IR 3535 protege, no máximo, por duas horas e não é um ativo muito comum de ser encontrado à venda.

Mãe aos 40: Como os repelentes tópicos devem ser usados?
Dra. Daniela Lemes: Eles devem ser aplicados nas áreas que ficam descobertas da roupa, evitando regiões próximas aos olhos e à boca. Caso a gestante vá aplicar filtro solar ou maquiagem, o repelente será sempre o último, precisando ser reaplicados após o tempo limite de proteção. A ideia é formar uma nuvem de proteção para que o mosquito não se aproxime. Em geral, o Aedes aegypti vai atuar mais no período da tarde, não voando muito alto, mas devemos passar o repelente no corpo todo em qualquer área exposta.

Mãe aos 40: Os repelentes de tomada também são importantes no combate ao mosquito?
Dra. Daniela Lemes: Infelizmente eles não são tão eficazes, pois só atuam em locais pequenos (cerca de 10 metros quadrados). Daí a recomendação de utilizá-los associados à outros tipos de repelentes.

Mãe aos 40: E os repelentes caseiros, feitos com álcool, cravo e óleo de bebê, eles são recomendados?
Dra. Daniela Lemes: Não. Eles não são reconhecidos pelos órgãos reguladores da saúde e também não têm comprovação científica da sua eficácia. E se tratando de grávidas, não dá para arriscar. Assim como os demais repelentes contendo óleo de citronela ou qualquer outra mistura não são recomendados.

Mãe aos 40: É verdade que usar calças claras ajuda a afastar o mosquito Aedes aegypti?
Dra. Daniela Lemes: Sim. A recomendação para as gestantes é que se ela está num local onde tem muito mosquito, se possível, que vista uma calça comprida clara porque isso permite uma melhor visualização do mosquito, além de  refletir a luz,  afastando os mosquitos.

Quer saber mais? Deixe suas dúvidas aqui nos comentários!

  • G+
  • Facebook Comentários (6)

    6 Comentários

    1. Juliana Batista Parreira -

      Gostaria de saber se o repelente que contém Icaridina é realmente seguro para gestantes no primeiro trimestre.

      • Mãe aos 40 -

        Olá, Juliana, tudo bem? A Icaridina é recomendada sim. Beijos.

    2. Evilane cristina -

      Qual o repelente indicado para gestante

      • Mãe aos 40 -

        Olá, Evilaine! Todos os tipos de repelentes citados na matéria são indicados. Só não citamos marcas, mas existem várias. É só ver no rótulo se eles têm os tipos de composições indicadas.

    3. qual o repelente caseiro para gestante usar , e um repelente caseiro para criança muito pequena quero uma receita muito boa e que resolva mesmo , A e porque mãe aos 40 quero uma resposta por favor e muito obrigada -

      Qual o repelente caseiro para gestante usar, e um repelente para crianças muito pequena Porque mãe aos 4o , preciso de um repelente muito bom .

      • Mãe aos 40 -

        Olá!

        Os repelentes com indicação para crianças vem com essa informação descrita na embalagem. Sobre receitas caseiras, acho complicado indicar, já que nunca usei. Nesse caso, sugiro que você converse com o pediatra deles. Abraços. Mãe aos 40.

    Comente!

Posts relacionados