Refrigerante é tão perigoso quanto cigarro!

Foto: Reprodução

Pesquisadores do Imperial College, em Londres, desconfiavam da relação entre consumir refrigerante e a diabetes do tipo 2. E para tirar a prova se um estava ligado ao outro, realizaram um estudo: entrevistaram 12 mil pessoas que já tinham sido diagnosticadas com a doença, com questões sobre os hábitos alimentares de cada um e quantas latas de refrigerante bebiam diariamente. Também foram entrevistadas outras 16 mil pessoas saudáveis. Com as informações obtidas, os cientistas chegaram a conclusão que ao ingerir uma latinha (360 ml) de refrigerante por dia as chances de ter diabetes do tipo 2 aumentam em 22% se a pessoa já for obesa. Se ela estiver no seu peso normal, as chances são de 18%. A explicação seria que o refrigerante aumenta a resistência à insulina no organismo, fazendo com que as taxas de açúcar no sangue fiquem altos, daí o aparecimento da doença.

Para ressaltar o quanto esse tipo de bebida prejudica o organismo, estudiosos a compararam com o tabaco, sendo que um dos autores da pesquisa, Nick Wareham, afirmou que a embalagem dos refrigerantes deveria alertar sobre o seu consumo excessivo, assim como os alertas das caixinhas de cigarro!

Está ai mais um bom motivo para seguir à risca a recomendação do seu médico e trocar de vez o refrigerante pelo suco natural. Melhor ainda se ele não estiver adoçado!

 

Posts relacionados