Planejamento para uma gravidez saudável

 

Foto: Reprodução
 

Já falamos aqui que os dois grandes vilões de quem pretende engravidar perto dos 40 anos são o diabetes e a hipertensão, causados muitas vezes pelo histórico e pelo sobrepeso.

Por isso, mais uma vez ressaltamos a importância de se alimentar de forma saudável, fazer atividade física e, se estiver acima do peso, perder alguns quilinhos antes da gestação.

Visita ao obstetra

Se você planeja engravidar a hora certa de procurar o médico é de três a seis meses antes de começar as tentativas. Para saber se a sua saúde está em dia o especialista costuma pedir exames de sangue, colesterol, tireoide, glicemia e anemia. Já as doenças infecciosas e que podem prejudicar o bebê são eliminadas com as vacinas específicas.

E, mais uma vez, não esqueça de tomar ácido fólico! Pelo menos, três meses antes de engravidar e até os três meses de gestação. Ele ácido evita problemas no fechamento do tubo neural, como anencefalia.

Ao descobrir que está grávida a visita ao obstetra deve ser mensal até o sétimo mês de gestação. Daí a até a 36 semana deve ser quinzenal e depois semanal.

Com todos esses cuidados em dia e aproveitando a maturidade para levar uma vida com menos estresse é possível ter uma gravidez mais saudável e que vai deixar ótimas recordações!

 

Posts relacionados