Menos sal na sua mesa: sua saúde agradece!

Foto: Reprodução

Requeijão, mussarela, sopa instantânea, empanados, hambúrguer, linguiça,  salsicha, mortadela… Você tem ideia de quanto sódio tem nesses alimentos? Bem, pode ter certeza que é bem mais do que o necessário para a sua alimentação diária. A boa notícia é que o seu prato vai ficar mais saudável depois de uma medida tomada pelo Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). Os dois órgãos colocaram em prática a última fase do acordo firmado em 2011, para garantir a redução do teor de sódio nos alimentos citados acima. A intenção é que nos próximos quatro anos a quantidade de sódio seja reduzida em até 68% em alguns laticínios, embutidos e refeições prontas.

Com essa redução fica mais fácil alcançar a meta da Organização Mundial da Saúde,que é ingerir até 5 gramas de sal diariamente e não os 12 gramas, que é a quantidade consumida atualmente por boa parte dos brasileiros. Quem ganha é a sua saúde, já que diminuem os riscos de hipertensão, problemas renais e cardíacos.

E se você não está tão atenta assim à quantidade de sal que consome, vale tomar mais cuidado na hora de temperar os alimentos e ler sempre o rótulo dos produtos. “Procure escolher as versões com pouco sódio e, se for consumir algum enlatado, como milho e palmito em conserva, a dica é remover o excesso de sal deixando-as de molho em água fresca por uma hora”, orienta o endocrinologista Mauro Scharf, do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, de São Paulo.

Posts relacionados