Livro mostra quais exercícios estão liberados na gestação

gravida em forma

Não tem jeito: quando descobre a gravidez, até mesmo quem já está acostumada a frequentar a academia fica com dúvidas sobre quais exercícios estão liberados e o que fazer para não ganhar muito peso nessa fase. Passada a gestação, a pergunta é: quais exercícios são os mais indicados para voltar à forma? Se você também tem essas dúvidas, vale conhecer o livro “Guia da Grávida em Forma: Exercícios e Dieta para antes e depois do parto” (Editora Abril), que aborda com detalhes todos esses assuntos.

O livro foi escrito pela jornalista Angélica Banhara, que cobre as áreas de fitness, nutrição e saúde e ficou 16 anos à frente da revista Boa Forma, sendo que atualmente comanda as revistas Women´s Health e Men´s Health. A autora nos contou que também usa seu conhecimento de mais de 30 anos de prática de atividade física e de interesse pelas áreas de nutrição e alimentação saudável, além de ter tido a consultoria de professor de educação física, fisioterapeuta especializada em gestantes, médico fisiologista e nutricionista. E o mais importante: a vivência de duas gestações de forma saudável e com disposição: “Tive os dois filhos de parto normal e amamentei ambos até os 10 meses – com uma rápida recuperação depois do parto”, diz Angélica.

De acordo com a jornalista, a ideia de escrever o guia foi se delineando durante a gravidez, conforme sua barriga ia crescendo. “Na academia, as colegas queriam saber detalhes: que exercícios fazia, quando tinha começado, o que estava comendo, quanto havia engordado, como me sentia… Algumas das interessadas tinham irmãs e amigas grávidas, outras pretendiam engravidar e muitas delas deixavam escapar o medo de engordar e não voltar mais à forma de ante”, conta a autora.

O livro na teoria e na prática

Na primeira parte do livro a futura mamãe descobrirá os benefícios de se exercitar, quais atividades pode praticar e como montar seu próprio programa. Para isso, o guia conta com 4 aulas de ioga, 3 aulas de ginástica localizada e 2 planos de caminhada. Fotos mostram os exercícios passo a passo e um cardápio completo, com tabela de substituição de alimentos, que garante a disposição física e o controle do ganho de peso.

Já na segunda parte, as informações estão voltadas para a recuperação da forma rapidamente, com um programa de exercícios suaves, que pode ser praticado dias após o nascimento do bebê e, a partir da alta médica, fazendo um programa completo que inclui 2 aulas de ioga, 4 aulas de ginástica localizada, 1 aula de alongamento e 1 plano de power caminhada. Tudo com fotos e um cardápio balanceado para quem está amamentando.

 

Ficha técnica:

Guia da Grávida em Forma

Autor: Angélica Banhara

Preço sugerido: R$ 25

Onde encontrar:  Nas principais bancas e revistarias das grandes livrarias.

 

 

Posts relacionados