Futuras mamães têm direitos que devem ser respeitados

direitos-da-gravida-e-da-mamae-710x400Respeito é um direito de todo cidadão, mas quando se trata das mulheres, alguns detalhes devem ser levados em consideração. Quando a gravidez chega, por exemplo, surgem novas regrinhas que a sociedade deve obedecer para que a futura mamãe sinta-se segura e respeitada.
No Portal Brasil, site do governo federal, tem uma listinha de diretos da mulher grávida, divididos em tópicos como saúde, trabalho e sociedade. Veja só alguns pontos:
– Assim que confirmada a gravidez, é direito da gestante ter parte das despesas adicionais decorrentes da gestação, da concepção ao parto, custeadas pelo futuro pai, na proporção dos recursos de ambos. Para saber mais, consulte a Lei 11.804/08;
– Muita gente sabe, mas vale lembrar que grávida tem prioridade no atendimento médico tanto em instituições públicas como privadas;
– Os assentos preferenciais devem ser demarcados em todos os tipos de transporte público – e mais que isso, respeitados!

A grávida merece todos os cuidados porque toda criança tem o direito de nascer e se desenvolver em ambiente seguro. E isso só é possível se ela tiver uma gestação saudável e o atendimento adequado no parto. Se você tiver alguma dúvida a respeito dos seus direitos, deixe um comentário para nós. Teremos o maior prazer em procurar um profissional para esclarecê-la!

Posts relacionados