Faixa de sustentação alivia a dor na lombar durante a gravidez?

dor nas costas gravidezQue grávida nunca reclamou da “bendita” dor nas costas e região lombar? Eu não conheço nenhuma, e pude sentir na pele esse desconforto aumentando juntamente com a barriga. Há uma estimativa de que a dor atinge entre 50% a 80% das gestantes, especialmente a partir do sexto mês, que é quando o barrigão realmente começa a pesar. Claro que algumas sentem isso mais cedo, outras, mais tarde. No meu caso, sempre tive dor nas costas, então já esperava sofrer um pouco mais, além do que passo muitas horas ou sentada ou em pé, o que não é nada bom.
Por que doi tanto?
O motivo do aumento ou surgimento da dor se deve à preparação do corpo para o momento do parto: entram em cena os hormônios estrógeno e relaxina, responsáveis por causar o afrouxamento dos ligamentos da coluna e bacia. Sem contar que a postura também muda devido ao peso da barriga, sendo que os músculos da região abdominal perdem tônus para comportar o útero. Daí, coitada da lombar! Ela fica totalmente sobrecarregada (veja na figura abaixo o antes e depois).

dor nas costas gravidez
O que eu achei da faixa de sustentação
Comprei uma faixa de sustentação meio que por acaso na feira da gestante (paguei algo em torno de R$ 70). Na época eu estava entrando para o sétimo mês e a vendedora me convenceu de que ajudaria a aliviar a dor lombar. Realmente ajudou, afinal, as faixas têm um contorno anatômico do abdômen, reduzindo o peso da barriga, e ainda ajudam a manter a coluna mais ereta, dando um sustento. Posso dizer que quando usava em boa parte do dia, sentia uma melhora de uns 40% na dor. O problema é que ficava muitas horas sentada trabalhando, então era inevitável o desconforto.

Esse foi o modelo que eu comprei, mas depois descobri outros bem bacanas na internet (como esse do vídeo abaixo):

faixa gestante

E esse vídeo da Rede Materna explica como usar uma faixa:

Bem, espero ter ajudado você que está passando por essa fase tão linda! Se tiverem alguma dúvida, podem deixar abaixo, nos comentários. Será um prazer responder!

  • G+
  • Facebook Comentários (1)

    1 Comentário

    1. ghirlayne -

      Eu também super indico… aliviou muito minhas dores… E muito prudente e recomendado para as grávidas, sim. Por hora, interessante artigo. Parabéns !

    Comente!

Posts relacionados