Dor nas pernas, inchaço e aumento da celulite?

dor nas pernas

Uma das palestrantes do evento “Ser mãe é ser linda”, a personal gestante Gizele Monteiro explicou as transformações que acontecem no corpo da gestante e falou da importância dos exercícios, que preparam o corpo para receber o bebê e a hora do parto. A profissional também focou na prevenção de dores, especialmente na lombar e nas pernas, que podem ser limitantes no dia a dia e até mesmo fazer com a mulher tenha que adiantar a licença-maternidade por não aguentar mais. Fique por dentro do que a expert nos contou:

Por que a grávida sente dores nas pernas e inchaço?

Por que a progesterona facilita a retenção de água, enquanto o aumento uterino comprime a veia cava, no lado direito do corpo. A circulação desacelera e o sangue se acumula nas pernas, pés e tornozelos.

Vi que a celulite aumentou. Por que isso aconteceu?

Os hormônios da gravidez e a própria pressão abdominal aumentam a retenção de líquidos, colaborando para o aparecimento dessas odiadas ondulações, a famosa celulite. Os fatores hormonais associados à predisposição genética e aos fatores ambientais – hábitos (alimentação, sedentarismo) vão determinar o grau da celulite que surgirá na gravidez.

Qual é a importância em fazer atividades físicas direcionadas?

É importante investir na prática de exercícios controlados, sempre atenta à intensidade, que precisa ser moderada. Caso contrário, tanto a mãe quanto o bebê estão colocando a saúde em risco. Um bom exemplo disso foi aquela grávida que ficou conhecida por correr a maratona de Chicago e entrou em trabalho de parto minutos após completar a prova. É preciso bom senso, afinal, estamos falando, acima de tudo, de vidas. Isso vai muito além da parte estética. Os exercícios também são importantes porque atuam na melhora da saúde psicológica, com benefícios na autoimagem, ansiedade, bem-estar e humor. Além disso, previnem e auxiliam na melhora da depressão pós-parto.

Posso comer por dois ou devo me controlar ao máximo?

Manter o controle do peso durante a gestação é importante não só apenas pela parte estética, mas também para manter a saúde em dia e evitar possíveis problemas, como a diabetes na gravidez. Além disso, o retorno do corpo e do peso após a gravidez está associado ao quanto de peso foi ganho na gestação. Por isso, por mais irresistível que seja atacar a geladeira, lembre que você não estará apenas se prejudicando, mas fazendo mal ao seu bebê, afinal: O SEU BEBÊ É O QUE VOCÊ COME!

Posts relacionados