Dicas para evitar as dores no inverno

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Basta a temperatura cair para os desconfortos típicos da gravidez ficarem mais intensos e a danada dor na lombar causada pelo volume da barriga, que altera a gravidade e postura do corpo, incomodar ainda mais. Para amenizar o problema e manter o corpo aquecido o Mãe aos 40 pediu algumas dicas para a fisioterapeuta Vanessa Marques, especialista em gestantes, da Clínica Donna Fisio, em São Paulo. Veja o que ela nos contou:

Coluna Uma das formas mais simples e eficazes para diminuir as dores nessa região é evitar sobrecarregar a lombar. Por isso, ao levantar da cama vire-se de lado, coloque os pés para fora da cama, apoie os braços se sentar e só depois levante.

Aquecimento Sempre que notar que as extremidades do corpo estão frias, vale fazer um aquecimento, que traz a sensação de bem-estar e ajuda a aliviar a rigidez e as dores, além de reduzir o inchaço. Faça assim: com os punhos fechados gire as mãos lentamente para o lado direito e esquerdo, fazendo movimentos de abrir e fechar de mãos.

Tensão nos ombros e pescoço Para evitá-las gire lentamente o ombro para trás e para frente respirando e inspirando suavemente. Repita o movimento por 30 segundos e tracione levemente o pescoço para a lateral direita e depois para esquerda, sentindo o alongamento do músculo por mais 30 segundos.

Atenção aos movimentos rotineiros Essa é a melhor forma de evitar dores pelo corpo e inclui evitar pegar peso, sobrecarregar os joelhos e ficar por muito tempo na mesma posição; manter sempre a coluna ereta e, ao sentar procure encostar no apoio da cadeira, deixando os pés alinhados ao chão.

Por: Laís Sass

Posts relacionados