Descobri um cisto no ovário. Não poderei engravidar?

 

Foto: Reprodução

Dúvida da leitora: “Tenho 40 anos e há uns 20 anos fiz uma cirurgia de cistos nos ovários. Agora descobri que estou com um novo cisto, de 3 centímetros, no ovário direito. Isso me impede de engravidar?” – Sandra Stabelin, de Piracicaba.

Querida leitora, o cisto de ovário pode ser funcional, hemorrágico ou endometrióide. Nos dois primeiros casos, ele tende a ir embora sozinho, sem necessidade de cirurgia, desaparecendo entre 2 a 4 semanas e não afetam a fertilidade da mulher. Em alguns casos pode ser necessário melhorar a atividade do ovário, o que poderá ser indicado por um especialista em fertilização. Já o cisto endometrióide é ligado à uma doença chamada endometriose, que afeta a fertilidade. Neste caso, é preciso procurar uma clínica especializada em reprodução humana para receber o encaminhamento correto. Normalmente é preciso uma operação para retirá-lo e também para corrigir a endometriose.

O diagnóstico do cisto é feito através de ultrassom, ressonância magnética e exame de sangue. O ideal para quem deseja engravidar é que, mesmo com a retirada do cisto através de cirurgia, a maior parte do ovário seja preservada, mantendo assim a reserva de folículos. Mas vale ressaltar que, a partir dos 40 anos, o fator mais importante, que pode limitar os planos de gestação, é justamente a idade. Se você já decidiu que pretende ser mãe, se programe para que isso aconteça em um futuro próximo. Explique este desejo ao seu ginecologista para que juntos possam definir o que pode ser feito.

Fonte: Dr. Márcio Coslovsky, ginecologista, especialista em reprodução humana e diretor médico da Primordia Medicina Reprodutiva.

 

  • G+
  • Facebook Comentários (22)

    22 Comentários

    1. meiry -

      Eu estava gravida e perdi meu bebê e agora descobri o cisto. Depois souber que foi por causa do cisto.

    2. Marjorie -

      Só quero dizer que este texto é muito benéfico. Gratidão por dedicar teu tempo a escrever este.

    3. ketly -

      Tô tentando engravidar mas não consigo.Pode ser por causa do cisto hemorrágico que tenho? Me ajudem.

      • Mãe aos 40 -

        Ketly, obrigada por ser leitora do Mãe aos 40. Na editoria Mãe Saudável temos matérias que podem te ajudar. Mas, de qualquer forma, vou procurar um profissional para responder essa questão. Fique ligada que em breve tem post novo sobre isso.

        Um abraço,
        Mãe aos 40

    4. daiane -

      ola eu tenho 23 anos e tenho os ovarios policisticos e minha menstruação e irregular e estou querendo mto engravidar e possivel?

    5. Rosangela -

      Estou fazendo uma FIV, descobri um cisto no ovário direito medindo 2, 0×2, 0×1, 5 cm apresentando cisto simples em seu interior, pode ser que eu tenha dificuldades para segurar meu bebê? AGRADEÇO.

    6. thyana cristina santos -

      gostaria de sabe se o cisto no utero impede da mulher engravida tenho 19 anos que quero muito engravida estou com medo de não pode engravida por favor me ajuda

    7. Fauzul -

      Tenho 31 anos e sou casada a 7 anos e quando resolvi engravidar, percebi dificuldades. Me relaciono com meu marido aproximadamente a 15 anos, então procurei médicos, realizei exames, ainda realizo, pois agora decidi correr atrás desse sonho, afinal minha idade está avançando, rs. Concluindo, nos exames realizados (Histerossalpingografia, Ultrassons, Ressonâncias), acusam útero Bicorno e Trompa Obstruída. Segundo exames do meu marido, com ele está tudo em ordem. Enfim, realmente tenho dificuldades em engravidar.Por favor, vocês poderiam me adiantar se no meu caso é possível engravidar? Quais as chances? E o custo do tratamento? Sei que os valores dos tratamentos são altos, mas quem sabe seja acessível. Depois, um investimento como esse vale a pena, né? Obrigada desde já.

      • Mãe aos 40 -

        Olá! Obrigada por ser leitora do Mãe aos 40 e pelo comentário. O que, geralmente, os médicos recomendam é que, após mais de um ano de tentativa de engravidar, sem sucesso, o casal procure ajuda médica. Como você já está no caminho, vale conversar com seu médico se ele recomenda procurarem um especialista em medicina reprodutiva. Em muitos casos esse é o caminho mais indicado. Porém, casa caso é único e somente o médico que a acompanha poderá ajudá-la da forma correta. Abraços!

    8. Thairis -

      Ja tive 2 abortos… E o primeiro foi aborto retido e o segundo tambem.
      Tenho um pequeno cisto no ovário esquerdo, só q minha ginecologista falou
      Que eu nao me preocupasse pq o cisto nao causa aborto
      Tenho muita vontade de engravidar. O cisto pode ser abortivo?
      Q medidas devo tomar para engravidar novamente? Sou Thairis de Campina
      Grande,PB.

      • Mãe aos 40 -

        Olá, Thairis, boa tarde. Obrigada pelo seu comentário. Assim como o médico disse na matéria, existem alguns tipos de cisto. Mas a melhor opção é tirar a dúvida com a médica que cuida do seu caso.

    9. richellis -

      Olá, tenho 23 anos e descobri q tenho cisto no ovario esquerdo. Nas referências fala q o tamanho normal é de 3 a 9 cm e o meu cisto esta com 20,6cm. Passei no meu ginecologista e ele me receitou um anticoncepcional para tomar sem pausa. Mas eu falei sobre meu desejo de ser mãe e ele me indicou fazer primeiro tratamento que dura 6 meses, sendo que deixou claro que se esse tratamento não teria 100% de cura. E q no caso do cisto não diminuir teria q fazer uma cirurgia. Estou muito chateada pq tenho amigas q trataram cisto por meio de medicamentos que não eram anticoncepcionais e q ainda ajudava na fertilidade. Será que seria melhor eu trocar de ginecologista?
      OBRIGADA DESDE JÁ.

      • Mãe aos 40 -

        Olá!

        Obrigada pelo seu comentário. Em caso de dúvidas, é sempre interessante procurar uma segunda opinião, mas isso não significa que o seu médico esteja errado. De qualquer forma, para falar com mais propriedade sobre o assunto, em breve vamos ter uma matéria com um médico vai responder sobre as formas de tratamentos de cistos e a diferença em tratá-los com medicamentos e anticoncepcionais. Fique ligada!!

    10. juliana -

      EU descobri há quase 2 anos um cisto no meu ovário. E a Dra falou que possivelmente seria um cisto dermoide. Faz 1 ano e 8 meses que tento engravidar, fora a situação do meu esposo que tinha varicocele, esperando o tempo de 3 mesesde cirurgia pra ver resultado…enfim o cisto impede esse meu desejo
      de ser mae pela 3 vez? Obrigada.

      • Mãe aos 40 -

        Olá, Ju! Obrigada pelo comentário. Como você já está passando com o médico, ele é a melhor pessoa para te ajudar. Continue tentando! Estamos na torcida para que você seja mãe novamente. E se você engravidar, conta pra nós a novidade! Beijos.

    11. Reinalda dos santos gonçalves -

      Olá. Eu tenho 28 anos e tenho os óvarios policisticos, mas minha mestruação vem regulamente. Estou querendo engravidar e não consigo… É possivel?

      • Mãe aos 40 -

        Olá, Reinalda! É muito bom ter você como leitora! Sobre a sua dúvida, geralmente quem tem ovários policísticos precisa fazer um tratamento. Então, procure um médico o quanto antes e cuide-se direitinho! Um beijo!

    12. dayana -

      Eu quero muito ter um filho, mas tenho cisto e não estou conseguindo engravidar

    13. Claudia -

      Eu também não estou conseguindo, porque fico menstruando a cada 13, 14 dias!! Tenho 2 cistos endometrioides. E quando era mais nova, dpois que os cistos sumiram mesmo assim não conseguia engravidar. Tive cistos com 15 anos, e agora com 34 anos tenho novamente!!

    Comente!

Posts relacionados