Dê aquela forcinha extra para a cegonha!

casal-bebe

Boa parte das mensagens e e-mails que recebo aqui no blog é de mulheres que desejam engravidar. Muitas estão tentando há um tempão (nesse caso é bom uma ajuda de especialista para ver o que está acontecendo), outras começaram a pouco tempo, mas já estão ansiosas pelo resultado positivo.

E se você se inclui num destes grupos, saiba que existem pequenas atitudes no dia a dia que podem ajudar e muito a alcançar os dois tracinhos tão sonhados! As dicas abaixo foram dadas pelo ginecologista e obstetra Paulo Gallo, especialista em reprodução assistida e diretor médico do Vida- Centro de Fertilidade da Rede D’Or.

Faça um check-up

Para uma gravidez tranquila, a saúde como um todo tem de estar em dia. Consulte um ginecologista, que irá solicitar uma série de exames necessários para investigar se seu organismo está preparado para a gestação. A briga com a balança ou as mudanças de humor, podem ter relação com problemas de tireoide e implicar diretamente com as chances de engravidar. E não se esqueça de contar ao médico quais medicamentos usa e como anda a sua rotina, afinal, alguns remédios precisam ser suspendidos ou ajustados, já que podem reduzir as chances de uma gravidez ou até prejudicar o desenvolvimento do feto.

 Abandone os maus hábitos

Álcool, cigarro e outras drogas ilícitas dificultam a fecundação e ainda colocam a gravidez em risco. Não adianta abandonar o vício apenas quando iniciar a gestação. Quanto mais cedo os futuros papais – tanto o homem quanto a mulher – deixarem esse hábito de lado, mais rápido o corpo irá recuperar a saúde para aumentar as chances de gravidez. Vale lembrar que praticar exercícios, estar dentro do limite ideal de peso (para mais e para menos) e ter controle do estresse ou cobranças na família são importantes nesse processo.

 A gravidez começa no prato

Estudos apontam que o consumo de alimentos industrializados, doces e frituras reduzem as chances de engravidar. Corte esse tipo de alimentação do cardápio e acrescente as refeições alimentos ricos em ferro e proteínas. Abuse da folhas verdes, cereais e alimentos integrais. Para evitar problemas na formação do bebê, sugiro ainda a suplementação com ácido fólico antes mesmo da gravidez.

 Vacine-se

Doenças como a rubéola, podem trazer danos à formação do bebê. Por isso, a vacina deve ser tomada um mês antes de iniciar as tentativas de engravidar. Também é muito importante estar com as vacinas contra hepatite B e tétano em dia.

 Namore bastante!

Tente não deixar que a carga de ansiedade seja muito grande, afinal, ela sempre atrapalha. Em vez disso, faça sexo de duas a três vezes por semana. Se for regular, a produção de óvulos deve ter início a partir do 14º dia após a menstruação. No período fértil, mantenha relações em dias alternados. Uma boa dica é controlar a ovulação. É nesse período que as chances de um espermatozoide encontrar um óvulo aumentam. Mas, atenção: exagerar na dose também não é uma boa opção! O ideal é que o casal tenha relação conforme o desejo e a disposição. Existe uma atração natural no período da ovulação. Dessa forma, é possível garantir que se mantenha um número adequado de espermatozóides por relação, sem comprometer a qualidade.

 Tentativas esgotadas? Então, procure ajuda

A mulher com até 35 e o homem de até 45 anos que não conseguiram uma gravidez após um ano de tentativas, devem ligar o sinalzinho de alerta e investigar as causas. O mesmo se aplica a casais acima dessa idade que não alcançaram a gravidez em um período de seis meses de tentativas. Em 30% dos casos, a infertilidade está relacionada com a mulher; em outros 30% está associada a causas masculinas; já em outros 30% dos casos ambos têm fatores de infertilidade associados e nos 10% restantes as causas ainda são indefinidas para a medicina reprodutiva.

 

  • G+
  • Facebook Comentários (1)

    1 Comentário

    1. Massimo -

      Continuem o excelente trabalho, li alguns posts no website e acredito que o website é muito interessante e contem conjuntos de informações excelentes.

    Comente!

Posts relacionados