Dê um up na sua fertilidade e do seu parceiro

casal-tratamento-fertilizacao-engravidarSe você está planejando engravidar, vale dar uma ajudinha extra ao organismo e manter o corpo preparado para receber um bebê um pouco mais tarde. Isso porque estima-se que a mulher nasce com cerca de 2 a 3 milhões de óvulos, mas depois dos 30 anos apenas 30% continuam ativos. Depois dos 35 anos esse número cai para cerca de 10%. A boa notícia é que com um estilo de vida saudável dá para melhorar a saúde dos óvulos, que vão ficando cada vez mais velhinhos. Para ajudá-la, pedimos algumas dicas  ao ginecologista e obstetra Isaac Yadid, especialista em reprodução humana e diretor médico da Primordia Medicina Reprodutiva, no Rio de Janeiro. Olha só o que ele nos contou:

Consuma mel

O alimento tem sido considerado o intensificador natural da fertilidade, tanto que dizem que a palavra “lua-de-mel” deriva do ritual de tomar uma colherada de mel toda noite feito pelos recém-casados para acelerar o processo de gravidez.

Pegue um pouco de sol

O jeito mais fácil de conseguir sua dose diária de vitamina D é ir lá fora! Afinal você mora em um país tropical e as luzes solares não são escassas. Os raios solares são a nossa principal fonte de vitamina D e foi descoberta que ajuda mulheres com problemas de fertilidade. Para os dias nublados prefira comidas com óleo de peixe e ovos, que também são ricas na vitamina.

Consuma orgânicos

Vale a pena gastar um pouco mais para fornecer ao seu corpo a melhor comida. Carnes não-orgânicas normalmente são bombardeadas com hormônios, que podem entrar em conflito com os seus, para fazer o animal crescer mais rápido. O mesmo vale para frutas e vegetais tratados com hormônios. Vale então fazer essa troca orgânica!

Abra mão da bebida

Poder ser chato, mas o álcool não traz nenhum benefício quando o assunto é fertilidade. Seu corpo precisa estar em ótimo estado para que você possa conceber e isso significa se livrar completamente das toxinas. E como quando você ficar grávida vai ter que parar de beber de qualquer maneira, não custa nada começar agora, né?

Chegue ao seu peso ideal

Ficar abaixo ou acima do peso pode afetar a sua fertilidade. Se você precisa ganhar ou perder um pouco de peso, faça isso por meio de uma alimentação saudável e corra das dietas muito restritivas, que podem deixar a desejar alguns nutrientes importantes.  Converse com seu médico sobre maneiras saudáveis para ganhar ou perder peso.

Se exercite um pouco

Exercícios moderados podem ajudar a aumentar os níveis de fertilidade, mas certifique-se de não exagerar, já que ao queimar gordura corporal você também reduz os níveis de estrogênio.

Viaje

A maioria das mulheres engravida durante viagens de férias, então arrume as malas e arraste seu parceiro no primeiro voo! Seja pela falta de estresse ou pelo sexo extra, viajar é ainda uma ótima desculpa para as merecidas férias.

Tome suplementos 

Existem suplementos vitamínicos destinados especificamente para mulheres que estão tentando engravidar, ricos em vitaminas e nutrientes, como a vitamina B12, inositol e L’arginina, que ajudam a melhorar a saúde reprodutiva. Suplementos diários são um ótimo investimento!

Experimente a acupuntura

Essa é uma dica para casais que estão passando pelo processo de fertilização in vitro. Foi descoberto que acupuntura aumenta consideravelmente as chances do embrião se implantar no útero. Os efeitos podem ser melhores para o seu parceiro, já que se diz que a acupuntura aumenta a contagem de espermas, mas a prática também é ótima para aliviar o estresse, o que pode ajudar os seus níveis de fertilidade também.

Troque para descafeinado

Não há necessidade de abandonar o seu café matutino, mas vale trocá-lo pela versão descafeinada. Pesquisas mostram que beber três xícaras de café ou quatro de chá diariamente pode reduzir suas chances de engravidar.

 

Posts relacionados