Como preparar os seios para a amamentação

amamentaçãoDurante décadas, ouvimos conselhos e orientações sobre a amamentação. Mas será que dá para confiar em tudo? Claro que não! Tem muita informação sem o menor fundamento, que são repassadas de geração em geração. Por isso, é importante ficar esperta. Vale tirar dúvidas nas consultas de pré-natal (que devem ser regulares), frequentando cursos ou até mesmo grupos de gestantes, onde se vivencia a troca de experiências com as futuras mamães. Pode acreditar: quanto mais você souber a respeito da amamentação, melhor será a sua experiência com ela.

Se você está se preparando para esse momento, aqui vão algumas preciosas:

– Você já deve ter percebido que as glândulas mamarias estão aumentando, a região da aréola escurecendo e seus seios ficando mais volumosos. Isso acontece porque a natureza é sábia e está preparando o organismo para o momento da amamentação.
– Outra questão muito importante está relacionada a hidratação: deve-se ingerir muita água e usar um bom creme hidratante APENAS na região da pele dos seios, evitando o contato com a aréola, que pode ficar mais fina e propensa a fissuras com a hidratação.
– A região dos mamilos deve ser tratada, se possível, com banho de sol. 10 minutos por dia, antes das 10 horas ou após às 16 horas para evitar picos dos raios ultra violetas, é o suficiente para deixa-los mais resistentes. Caso não consiga realizar banho de sol, vale recorrer ao abajur com lâmpada amarela com intensidade de 40W ou 60W, com uma distância que transmita calor sem desconforto.
– Não use sabonetes nos mamilos para não retirar a hidratação natural da pele, que precisa ser preservada.
– Passar bucha vegetal ou toalha áspera nos mamilos está totalmente fora de cogitação, pois os mesmo podem ser machucados na véspera de ganhar o bebê, aumentando as chances de traumas e fissuras no momento da amamentação.

Espero ter ajudado você! E, caso tenha alguma dúvida sobre a amamentação, não pense duas vezes em nos escrever ou deixar seu comentário aqui embaixo.

Aline Fernandes Teixeira (COREN-SP 181.782) é enfermeira especialista em enfermagem obstétrica, com formação em doula e personal gestante, e fundadora da Home Baby Assessoria. Atualmente trabalha em um hospital maternidade de grande porte.

Posts relacionados