Como escolher o melhor óleo para suas receitas

Você sabia que as gorduras são importantes na alimentação, pois participam do transporte de vitaminas, hormônios e muitas outras reações dentro do nosso corpo?
Portanto consumir alimentos ricos em gordura boa deve ser um dos princípios de uma alimentação equilibrada e saudável. Mas, e os óleos que utilizamos para cozinhar? Esses também fazem parte da ingestão diária, certo?
Certo. Porém devemos utilizar o mínimo de gordura para cozinhar e escolher óleos de melhor qualidade nutricional.

Abaixo sugiro as melhores opções:
1. Azeite: É rico em gordura monoinsaturada. Deve-se observar se está em vidro escuro para conservar suas propriedades. Além disso, deve ter acidez menor ou igual a 0,5%.
2. Óleo de coco: Apesar de ser uma gordura saturada, é resistente a altas temperaturas e contém Ácido Láurico com propriedades antifúngicas e antibacteriana.
3. Óleo de abacate: Possui composição semelhante à do azeite de oliva, com a presença significativa de gorduras monoinsaturadas.
4. Manteiga ghee: é uma boa opção para cozinhar, pois não produz produtos tóxicos com cozimento. Porém, não deve ser consumida em excesso.

Simone Ferraz é nutricionista, pós graduada em pediatria pelo HCFMUSP, e especializada em Nutrição Funcional. Mantém o Instagram @alimentacaomaternoinfantil, que faz o maior sucesso com dicas de comidinhas, novidades e muita informação de primeira. A cada 15 dias vai falar aqui no site sobre um assunto interessante para a alimentação da criançada. Acompanhe

Posts relacionados