Como anda seu consumo de vitamina C?

Daily Plus Nutrilite 2

Recentemente tive a oportunidade de conhecer a fábrica da empresa Amway Nutrilite, no Ceará. E lá conheci como funcionam as pesquisas, o plantio e a colheita das acerolas orgânicas, que são fontes riquíssimas de vitamina C. É incrível a tecnologia e o cuidado envolvido nos processos, tanto que passei a encarar os suplementos nutricionais com outros olhos. Confesso que até então eu passava batido a esse tipo de cápsula. E lá fiquei sabendo de coisas super interessantes, que vou dividir agora com vocês:

– As acerolas mais interessantes para serem usadas são as verdes. Isso porque elas contam com 2,5% a 4% de vitamina C pura, contra 1,2% das maduras. Bora colher a frutinha verde, minha gente! Mas não sei se para fazer suco teria um sabor legal. Na cápsula funciona super bem, garantindo 25% de vitamina pura por potinho.

– Mas e qual a diferença da acerola orgânica em relação à convencional? A orgânica não tem agrotóxicos, que acabam “competindo” durante o processo de absorção pelo corpo. É como se o corpo ficasse mais “blindado” com as cápsulas feitas com ela.

– A vitamina C estimula o sistema imunológico, que fica mais resistente às infecções; aumenta a absorção de “ferro não-heme”, aquele do feijão e espinafre, por exemplo; ajuda na cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e pequenos cortes; é um poderoso antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres que causam envelhecimento precoce e aumenta o risco para desenvolvimento de câncer e doenças do coração.

Bem, com todos esses motivos, capriche no consumo da vitamina todos os dias. Para facilitar, a nutricionista Vanderli Marchiori fez uma listinha com os alimentos ricos na substância.

Vale dizer que a quantidade média necessária de vitamina C para homens e mulheres, a partir dos 15 anos, é de 60 miligramas (mg) diárias. No entanto, especialistas do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos (National Research Council) estão revisando essa quantia com objetivo de aumentá-la: o novo valor, em estudo, poderá variar de 100 mg até, no máximo, 200 mg por dia. Se a nova recomendação for aprovada, essa cota poderá ser facilmente atingida consumindo-se, em média, 1 goiaba ou 2 laranjas-pêra por dia.

Agora, se você torce o nariz para as hortaliças abaixo, uma boa saída é investir em suplementos nutricionais. O que não vale é ficar carente das vitaminas.

Alimento Quantidade Miligramas de vitamina C
Goiaba 1 unidade média (170 g) 370,6
Caju 1 unidade média (60 g) 131,4
Pimentão cru 1 unidade média (55 g) 134,7
Manga 1 unidade média (220 g) 116,6
Laranja pêra 1 unidade média (180 g) 95,7
Morango 10 unidades (120 g) 84,0
Abacaxi 1 fatia média (120 g) 73,2
Mamão papaya 1 fatia média (110 g) 50,6

 

 

 

Posts relacionados