Alimentos que você deve incluir na dieta

dieta gravidas

É fato que a grávida precisa dar um pouco mais de atenção ao que coloca no prato para não deixar de fora os nutrientes importantes tanto para a sua saúde quanto a do bebê. Mas, na hora da compra muitas ficam em dúvida sobre o que colocar no carrinho. Para ajudá-la nessa tarefa, pedimos para a nutricionista Paula Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, de São Paulo, listar o que deve marcar presença na sua alimentação. E ela faz um alerta: “Evite os exageros, que levam a um ganho de peso maior que o normal e fica muito difícil eliminá-los após a gestação, especialmente em mulheres com mais de 30 anos, que estão com o metabolismo mais lento. O ideal é fazer refeições balanceadas a cada três horas e beber cerca de três litros de água por dia.”

INVISTA EM:

Ácido fólico É responsável por garantir a boa formação do tubo neural do bebê, formado logo no primeiro mês de gestação e que vai se desenvolver formando o cérebro e a medula espinhal dele. O nutriente é encontrado principalmente em miúdos, verduras verde-escuras, feijão-branco e legumes. E na falta dele, é comum os médicos indicarem a suplementação.

Vitamina D Presente principalmente no leite, atum, salmão, fígado e na sardinha ajuda na absorção do cálcio no organismo, importante para preservar a saúde dos ossos.

Ferro Sua principal função é prevenir a anemia durante a gravidez, sendo que os alimentos ricos nesse nutriente são as carnes vermelhas, os miúdos, a gema de ovo e as verduras verde-escuras.

Cálcio A formação óssea do bebê depende dele, por isso invista em iogurte, queijo cottage e ricota, couve, semente de girassol, leite e gergelim.

Fibras Não é raro as grávidas ficarem com o intestino mais lento, daí a importância de lançar mão fibras para que esse órgão funcione regularmente. Outro motivo para lançar mão das fibras, presente em verduras, legumes, frutas e alimentos integrais é que o nutriente aumenta a saciedade, ajudando no controle do peso.

Vitamina C Entre tantas funções, melhora a absorção do ferro e, consequentemente, ajuda na prevenção da anemia. Frutas cítricas como laranja, limão, maracujá e acerola e os vegetais folhosos contam com boas doses da vitamina.

 

 

Posts relacionados