Alimentos que ajudam na imunidade das crianças

imunidade-infantilTosse, resfriado, gripe e dor de garganta costumam ser mais frequentes no inverno. A boa notícia é que você pode aumentar a resistência imunológica do seu filho lançando mãos dos alimentos certos. Assim, a criançada terá mais imunidade para combater os vírus. Anote aí o que não pode ficar de fora da alimentação dos pequenos:

ÁGUA: A hidratação mantém as vias aéreas úmidas, ajudando no combate aos vírus.
ALHO E CEBOLA: Esses temperos são grandes aliados na imunidade. O alho tem função imunoprotetora e vem com uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes que ajudam muito a evitar gripes e outras doenças. Já a cebola possui quercitina, um potencializador da função imune, que além de prevenir doenças virais, combate também as alérgicas.
IOGURTE NATURAL: É rico em cálcio e lactobacilos, que ajudam a melhorar a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.
ÔMEGA 3: Presente em peixes como a sardinha, ele auxilia contra inflamações.
VEGETAIS VERDE ESCUROS: Possuem vitaminas A, B6 E B12, responsáveis pela maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. Podemos citar couve, rúcula e espinafre.
GENGIBRE: rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Além de ajudar a aquecer o organismo e a cuidar de inflamações na garganta.
ÓLEO DE COCO: ajuda a melhorar o sistema imunológico, combatendo bactérias e fungos.

Os chás também são excelentes alternativas para prevenir e combater gripes e resfriados. Por isso, vale lançar mão da velha receita da vovó e apostar no chá de gengibre com limão e alho. Faça assim:

Ingredientes
1 pedaço picado de gengibre
4 dentes de alho
1 limão
1 colher de chá de mel orgânico

Modo de preparo: Coloque o gengibre e o alho na água e deixe ferver por 20 minutos. Desligue o fogo e coloque 1/2 limão em rodelas e abafe por 5 minutos. Em uma caneca esprema meio limão e adicione mel orgânico. Coe o chá de gengibre e adicione na caneca. Está pronto para tomar.

Posts relacionados