Absorvente com ervas naturais alivia a dor no pós-parto. Veja como preparar

Absorvente natural para o pós-parto (Foto: Laura Simões Ayres)

Além de todas as adaptações que a chegada de um bebê requer, o pós-parto pode ser um período bem doloroso para as recém-paridas. Especialmente quando há lacerações no períneo devido à força feita na região para a passagem do bebê ou para as que são submetidas à episiotomia. Após o parto normal ou natural, é comum também a ardência na região da vulva, períneo e ânus. Pensando nisso, as doulas, parteiras e os médicos com uma visão mais humanizada do parto, recomendam para o alívio das dores o”absorvente natural”, carinhosamente conhecido como “absorvente bálsamo”.  O obstetra Braulio Zorzella, de São Paulo, é um desses profissionais que acredita na ação das ervas.  “Acho ótima essa utilização, especialmente nas gestantes que estão com algum problema no períneo, seja ele inchaço ou até mesmo para ajudar na questão dos pontos de uma episiotomia. A ação das ervas é muito eficiente. Não à toa, os medicamentos convencionais foram originalmente extraídos de ervas”, diz.

A parteira Babi Bordegatto, da Casa pulsar, em são Paulo, também é uma das adeptas do absorvente natural, que leva diversas ervas, conforme ela mesma explica a ação de cada uma:

ARNICA: tem ação anti-inflamatória, calmante, antibacteriana e analgésica, aliviando o inchaço local.
BARBATIMÃO (casca): é o queridinho das parteiras, justamente por ser um super cicatrizante, anti-hemorrágico, antibacteriano e antisséptico, sendo excelente para a recuperação de micro lesões no canal vaginal.
CAMOMILA: é um poderoso calmante da pele, além de ter ação anti-inflamatória e ajudar a recuperar o pH vaginal.
CALÊNDULA: é antibacteriana, anti-inflamatória, cicatrizante e com ação antisséptica.
HAMAMÉLIS: é anti-inflamatória, adstringente, calmante, analgésico e excelente, inclusive, para o alívio de  hemorroidas.
LAVANDA: além de ser antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória e analgésica, tem um aroma muito gostoso.

Absorvente natural alivia dor no pós-parto (Foto: Laura Simões Ayres)

COMO PREPARAR O ABSORVENTE EM CASA:
1. Numa panela grande, ferva 2 litros de água e coloque um punhado de cada uma das ervas citadas acima.

2. Abafe a mistura com um pano e deixe descansar por 15 minutos.

3. Espere esfriar um pouco, coe e despeje o líquido sobre os absorventes convencionais com cuidado para não ficarem muito encharcados.

4. Envolva cada absorvente num pedaço de plástico filme e leve ao congelador até a hora de usar.

5. Utilize os absorvente de 3 a 4 vezes por dia, retirando-o do congelador e colocando-o na calcinha por 30 minutos.

Além das propriedades das ervas, o geladinho ajuda no alívio da dor e no inchaço e já pode ser usado no pós-parto imediato se tiver lacerações ou episiotomia.

Dicas gerais: o absorvente puerperal é maior e melhor para isso; prefira absorventes sem gel e sem perfume; despeje o conteúdo no centro do absorvente e não nas pontas para não vazar ao derreter ou receber sangue; o gelo pode anestesiar momentaneamente a a vulva, então fique atenta para não queimar a pele.

Posts relacionados