10 Dicas para manter a casa quentinha sem aumentar a conta de luz

casa quente no invernoCom temperaturas cada vez mais frias em várias cidades do Brasil, todo mundo acaba arrumando um jeitinho para se aquecer. Mas, o que fazer quando a casa é fria e os aquecedores ou evaporam das prateleiras ou estão bem mais caros, e o pouco de sol que dá o ar da graça durante o dia não fazer o menor efeito, especialmente à noite? A resposta está em investir em objetos que você provavelmente já tem em casa, e até em mesmo truques bem simples de serem colocados em prática. Veja só:

1. Isole portas e janelas com fitas ou massa de calafetagem
Nos depósitos de material para construção você encontra as chamadas fitas de calafetagem, que são auto-adesivas e de fácil aplicação. Se quiser um material um pouco melhor, vale investir nas juntas autoadesivas de borracha, já que elas tendem a ter melhor isolamento. Para evitar a entrada de correntes de ar em vãos maiores, vale recorrer ao bom e velho enchimento de silicone. Se vier com a pistola de aplicação, fica ainda mais fácil tapar os buracos.

2. Coloque papel alumínio em aquecedores antigos
Se você colocar um pedaço desse papel entre o radiador e a parede, o calor vai refletir de volta ao ambiente, mantendo-o quente por mais tempo.

3. Prefira tecidos flanelados, de microfibra ou lã na roupa de cama
É o bom e velho truque de forrar a cama com aquele cobertor mais fininho ou manta, assim, logo que você deitar vai sentir a cama mais quentinha.

4. Abra as cortinas, mantenha os vidros
Isso porque o vidro permite a entrada de luz na casa, sendo que se tiver fechado, evitará que a luz retorne. E luz é calor. Simples assim!

5. Tire aquela cortina mais grossa do armário
Quanto mais fechada dor a trama do tecido, mais ele vai funcionar como um isolante térmico, impedindo que o vento entre pela janela, especialmente à noite, quando as temperaturas despencam.

6. Revista os tubos de água quente
Isso evita a perda de calor e ainda faz com que a água aqueça mais rapidamente, o que significa banhos mais aconchegantes e até mesmo uma redução na conta de luz, caso você consiga reduzir a temperatura com a nova técnica.

7. Feche as janelas e os vidros antes de anoitecer
Pouco vai adiantar deixar a casa toda tomando sol se assim que ele for embora você não fechar rapidamente as janelas e os vidros. Isso porque, assim como o calor entrou, ele pode escapar rapidamente no início da tarde.

8. Aproveite para fazer aquele prato no forno
Já reparou como a cozinha fica quentinha quando você assa um bolo? É que o forno funciona como uma estufa para o ambiente. Melhor ainda se você puder deixa-lo aberto após a preparação.

9. Lance mão do plástico bolha nos vidros
Parece estranho, mas ao colocar o plástico sobre o vidro (você pode usar um pulverizador de água para fixa-lo) ele também funciona como um sistema de isolamento. É como se o vidro fosse mais grosso, impedindo que o frio entre na casa.

10. Tapetes pela casa toda
A não ser que você sofra com rinite alérgica, vale espalhar vários tapetes pelo chão, afinal, não há nada mais desconfortável do que acordar e sentir aquele piso congelante!

Posts relacionados