Como os filhos enxergam os pais alcoólatras

pai alcoolatraVocê já parou para pensar como um filho enxerga um pai ou mãe alcoolizados? Muitas vezes damos atenção ao sofrimento que a pessoa viciada causa aos familiares adultos e nos esquecemos que os filhos são diretamente afetados numa situação dessas. Pode até parecer que eles não entendem o que está acontecendo (e eles podem até não entender mesmo a complexidade do problema), mas eles certamente terão uma visão negativa desse pai ou dessa mãe/cuidador.

E quando falamos que os filhos são reflexos dos pais isso é realmente verdade. Eles estão a todo momento observando os adultos à sua volta. Daí a importância de não esconder os problemas, camuflando-os. Dá para explicar as situações de acordo com a linguagem da criança para que ela entenda, sem precisar expor sofrimentos ou a sua própria opinião.

Segundo a Associação Nacional para filhos de alcoolistas e dependentes químicos (Nacoa) – que há mais de 25 anos material educativo para a prevenção do alcoolismo e uso de drogas entre filhos de dependentes -, os filhos de pessoas dependentes são os que sofrem maior risco de se tornarem dependentes também, além de maiores chances para o desenvolvimento de doenças mentais e problemas, como depressão e ansiedade. E para conscientizar os adultos responsáveis pelas crianças sobre a forma como elas veem os alcoólatras, uma ONG da Finlândia desenvolveu o vídeo abaixo. É chocante, mas vale muito a pena assistir.

E se você tem alguém na família na mesma situação, converse com seu filho (a) a respeito. O diálogo e o amor são sem dúvida o melhor caminho.

Posts relacionados