Papinhas salgadas ou doces? 6 dicas para ajudar você nessa fase!

introdução alimentar

O início da introdução alimentar é motivo de dúvidas para muitas mães. Justamente por isso, estamos focando bastante no tema, como nesse post e nesse outro. Vale lembrar que a partir dos seis meses, deve-se oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais. E para ajudar você que está passando por essa fase, aqui vão 6 dicas valiosas:

1. Introduza 1 alimento novo a cada dia
Começar com fruta ou legumes é uma das dúvidas bem frequentes. O bebê terá mais facilidade em aceitar as frutas, pois tem o sabor mais doce parecido com o leite materno. Mas acredito que oferecer legumes primeiramente, talvez possa facilitar a introdução desse grupo.

2. Ofertar pequenas porções dos alimentos novos (2 colheres de chá)
A capacidade gástrica do bebê é pequena ainda e tudo é muito novo. Oferte pequenas quantidades.

3. Os alimentos devem ser oferecidos separadamente
Assim a criança aprende a identificar as suas cores e sabores. Portanto, coloque sempre as porções de cada alimento no prato, sem misturá-los. Você vai sentir como isso facilitará o processo.

4. Nunca force a criança ingerir mais comida do que a desejada
Forçar, pode fazer com que a criança passe a rejeitar esse alimento. Tenha calma e paciência.

5. A temperatura dos alimentos não pode ser muito fria, nem muito quente
Vale fazer o teste no dorso da sua mão ou colocando o alimento na sua boca.

6. Não tenha medo de testar novamente um alimento que o bebe previamente não tenha gostado
Tente variar a alimentação, não apenas para encorajar o bebe a experimentar novos gostos, mas para reduzir a probabilidade de alergia alimentar.

FIQUE ATENTA: De acordo com o Manual de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (2012), alguns itens devem ser evitados durante o primeiro ano de vida ou mais. São eles:
– leite de vaca
– sal em excesso
– açúcar (de qualquer origem)
– mel

Simone Ferraz é nutricionista, pós graduada em pediatria pelo HCFMUSP, e especializada em Nutrição Funcional. Mantém o Instagram @alimentacaomaternoinfantil, que faz o maior sucesso com dicas de comidinhas, novidades e muita informação de primeira. A cada 15 dias vai falar aqui no site sobre um assunto interessante para a alimentação da criançada. Acompanhe!

Posts relacionados