Cuidados com a alimentação vegetariana na infância

criança vegetarianaMuitos pais e mães que optaram por uma alimentação baseada nos conceitos do veganismo ou vegetarianismo também fazem restrições de alimentos de origem animal na dieta dos filhos. Se você está pensando em optar por essa linha alimentar com seu pequeno, vale começar dizendo que as dietas vegetarianas são classificadas em 3 tipos:
1.lacto-ovo-vegetariana: sem carne, mas com ovos, leite e derivados;
2.lacto-vegetariana: sem carne e ovos, mas com leite e derivados;
3.vegana: sem carne, leite e ovos.

Em qualquer dos três casos, a recomendação é que a criança seja acompanhada por um especialista, pois alguns nutrientes essenciais para o desenvolvimento e crescimento devem ser incluídos através de fontes vegetais ou suplementos, pois crianças vegetarianas alimentadas inapropriadamente, com dietas muito restritivas, apresentam grande risco de deficiência nutricional. E certamente não é isso que você quer para seu filho, certo?
Vale dizer também que as crianças veganas devem receber aleitamento materno até os seis meses de vida. Se por acaso isto não for possível, apenas fórmulas infantis industrializadas, adequadas a esta fase da vida, devem ser oferecidas ao recém-nascido.

O que oferecer ao seu filho?

Apartir do início da alimentação sólida, os nutrientes que merecem atenção em uma dieta vegana infantil são:
vitamina B12: encontrada em alimentos fortificados ou suplementos
ômega-3: encontrado no óleo de linhaça
proteína: encontrada nas leguminosas e nas castanhas
ferro: abundante nas frutas, vegetais verde-escuros, no melado-de-cana, nas castanhas e nas leguminosas
cálcio: encontrado nas mesmas fontes de ferro, basicamente

Em tempo: as dietas vegetarianas, quando atendem às necessidades nutricionais individuais, podem promover o crescimento, desenvolvimento e manutenção adequados e podem ser adotadas em qualquer ciclo de vida. Seguindo todas as recomendações nutricionais, você pode sim ofertar uma dieta deste tipo ao seu filho!

 

Simone Ferraz é nutricionista, pós graduada em pediatria pelo HCFMUSP, e especializada em Nutrição Funcional. Mantém o Instagram @alimentacaomaternoinfantil, que faz o maior sucesso com dicas de comidinhas, novidades e muita informação de primeira. A cada 15 dias vai falar aqui no site sobre um assunto interessante para a alimentação da criançada. Acompanhe!

Posts relacionados