O bebê sente os sabores dos alimentos ainda na barriga

paladar do bebe

Quando é descoberta uma gravidez é bastante comum a futura mamãe abrir mão de alguns hábitos alimentares que não fazem bem ao bebê (e nem a ninguém!). Entre a lista dos alimentos e bebidas que são deixados de lado estão as bebidas alcoólicas, os refrigerantes e o excesso de doces ou frituras.

Mas será que o bebê é capaz de sentir o sabor do alimento que a mãe ingere? A resposta é sim! Isso porque toda a alimentação durante a gestação influencia diretamente na composição do líquido amniótico, que é ingerido pelo bebê o tempo todo. Assim, há alteração na composição e no sabor do líquido conforme o tipo de alimento consumido, podendo ficar azedo, doce, amargo…

O início do desenvolvimento do paladar
Estudos apontam que o paladar do bebê começa a se desenvolver ainda dentro do útero da mãe, em torno da 14ª semana de gestação. Bem cedo não é mesmo? Por isso a importância de uma alimentação equilibrada desde o início da gravidez.
Mas caso você não tenha iniciado a gestação se alimentando bem, sempre é tempo de mudar. Você sabia que no último trimestre de gestação, o bebe pode chegar a ingerir um litro por dia de líquido amniótico? Ou seja, muitos sabores estão sendo passados ainda neste último momento da gravidez.
Por esses motivos citados, sabemos que o bebê pode aceitar mais facilmente – e até mesmo preferir – os alimentos consumidos regularmente pela mãe durante a gestação. Quem não conhece uma criança que ama doces e tem uma mãe chocólatra? Isso pode ser um complicador (caso a mãe consuma alimentos pobres em nutrientes) ou facilitador posteriormente na introdução de alimentos.

Por estas e outras, investir numa alimentação saudável durante a gravidez é um dos maiores investimentos que você faz tanto para o seu bem quanto para o do seu bebê. Pense nisso!

 

Simone Ferraz é nutricionista, pós graduada em pediatria pelo HCFMUSP, e especializada em Nutrição Funcional. Mantém o Instagram @alimentacaomaternoinfantil, que faz o maior sucesso com dicas de comidinhas, novidades e muita informação de primeira. A cada 15 dias vai falar aqui no site sobre um assunto interessante para a alimentação da criançada. Acompanhe

Posts relacionados