Hoje é o Dia Mundial da Audição: 32 milhões de crianças não ouvem direito

criancas-com-problemas-auditivos

Você já parou para pensar sobre a importância de dar atenção à audição do seu filho pequeno? Muitas vezes as mães correm para cima e para baixo com gripes, resfriados, febres e viroses, porém a forma como a criança escuta as outras pessoas acaba por passar batido. Também é muito comum os pais acharem que os pequenos estão distraídos e por isso não o escutam. Pensando nisso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Dia Mundial da Audição, como uma forma de conscientizar sobre o problema. A OMS estima que cerca de 32 milhões de crianças vivem com alguma perda auditiva incapacitante!
A boa notícia é que pesquisas mostram que crianças cuja audição é prejudicada profundamente antes de aprenderem a falar são mais propensas a se beneficiarem do tratamento com implantes auditivos quando eles são colocados precocemente. Isso porque elas passam a ter informação auditiva no momento em que seu cérebro é especialmente preparado para aprender a língua. Portanto, a sua audição e discurso têm a oportunidade de se desenvolver de modo semelhante ao de uma criança ouvinte normal. Ou seja, quanto mais cedo, mais chances de ter um desenvolvimento saudável dos sentidos e aprendizados da fase infantil.
O otorrinolaringologista Fayez Bahmad Jr., professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, ressalta que, na dúvida os pais devem pedir um exame de audiometria ao médico especialista. Dessa forma, dá para diagnosticar se a criança possui perda auditiva ou se o problema são os distúrbios de concentração. E vale dizer que desde o nascimento é possível fazer o diagnóstico. “Por meio do teste de emissões otoacusticas e potenciais evocados auditivos conseguimos diagnosticar surdez em bebês recém-nascidos. Daí a importância da triagem auditiva neonatal”, alerta.

Veja mais no material abaixo:

4_PRIMEIROS SINAIS DA PERDA AUDITIVAEm apoio às iniciativas do Dia Mundial da Audição, a empresa de implantes auditivos MED-EL lançou o vídeo “Através dos ouvidos de uma criança”. Achei uma graça porque fala sobre o momento em que elas passam a explorar o mundo, que antes era mais solitário, e como suas vidas podem ser transformadas quando a audição é restaurada.

Também vale ressaltar que hoje no Brasil, temos tecnologia de ponta disponível no SUS para todos aqueles que necessitem. Entre os avanços nessa área, está o primeiro implante de condução óssea ativo do mundo, e para realizar o tratamento é preciso passar pela avaliação médica em um dos cerca de 28 centros credenciados pelo Ministério da Saúde e que estão localizados em diversas cidades por todo o País.

Posts relacionados