Amamentação é algo natural. Será mesmo?

amamentação

Quem está grávida ou pensando em engravidar sempre pensa em como será o processo da amamentação. Na teoria é um momento lindo, único e natural, em que o bebê já pega no peito assim que nasce, e vai se nutrindo de alimento e de carinho. Mas, na prática nem sempre a história é assim. Essa naturalidade pode não acontecer e amamentar torna-se uma construção tanto física quanto emocional e mental. A “pega” do bebê pode não dar certo, o bico ficar todo rachado e sangrando, a posição não parecer confortável para o filho… São muitos os dilemas que podem aparecer.  E se não der, se o leite não vier? Se a criança não for bem alimentada? Como a gente faz?

Muitas mães estão se reunindo para trocar ideias, ajudas e dicas em grupos de WhatsApp, Facebook, rodas de conversa. E para incentivar ainda mais a amamentação, está em desenvolvimento o filme-documentário “De Peito Aberto”, pensado por uma mãe que passou por alguns dramas nesse momento. “A ideia desse documentário veio da minha experiência com a amamentação. Eu nunca pensei que podia ser tão difícil amamentar e o quanto a gente precisa de um apoio emocional, físico, estrutural”, diz Graziela Mantoanelli. O projeto está sendo custeado por um site colaborativo e deve estrear em 2016.

 

Esse é o vídeo-teaser do documentário:

Toca de experiências

Outra forma de auxílio às mamães acontece por meio de vídeos feitos por especialistas, que explicam o be-a-bá mesmo. Um deles tem o apoio do site educacional eduK, e será ministrado pela enfermeira obstetra Sônia Sertório, que soma mais de 15 dedicados ao cuidados de mamães e bebês, tem o título de Sleep Consultant, pelo Internacional Maternity Institute (Califórnia, EUA), e á ainda fundadora da Auxílio Mamães. Ao todo, serão 6 aulas com muitas técnicas para amamentar seu bebê com tranquilidade e segurança. “Muitas mães têm a sorte de viver esse momento de forma tranquila desde o princípio. O leite desce no tempo previsto, o filho pega bem o peito e os meses de mamadas dão força à relação dos dois e saúde ao recém-nascido. Para outras mães, contudo, um mundo de dificuldades se coloca no caminho, e o desafio é transpô-las sem perder a chance de viver uma fase única em afeto e aprendizado”, explica a enfermeira. O curso “Amamentração sem segredos”, estará ao vivo na eduK (www.eduk.com.br) nos dias 29 e 30 de outubro, das 14h às 17h. Se tiver interesse, entre no site e faça a sua inscrição gratuita.

Esse é o vídeo sobre o curso:

Posts relacionados