7 Alimentos que ajudam a criança a dormir melhor

crianca-dormir-sonoO sono é fundamental para o crescimento das crianças, tanto é que cerca de 90% do hormônio de crescimento é liberado durante o sono. Além disso, estudos recentes indicam que um sono de má qualidade tem associação com obesidade, hiperatividade, baixa estatura e transtornos alimentares.

Para que o relaxamento noturno aconteça, e as crianças iniciem o sono com mais facilidade, podemos investir em alimentos ricos em triptofano, que é um aminoácido precursor de serotonina, substância que traz sensação de bem estar, melhorando o relaxamento e por consequência o sono.

alimentos-que-ajudam-no-sosno

Abaixo, estão listados alguns alimentos que podem contribuir para um sono de qualidade:

– Leite materno: ele é fonte de triptofano, um aminoácido que se converte em serotonina, que relaxa e induz o sono
– Banana: rica em vitamina B6, também envolvida na produção de triptofano;
– Aveia: rica em magnésio, também auxilia no aumento da produção de triptofano;
– Alface: possui uma substância chamada lactucina, com efeitos calmantes, favorecendo o sono. Você pode preparar um suco com a hortaliça;
– Chá de camomila: A glicenia, substância que exerce um efeito calmante ajuda a dormir;
– Maracujá: o maracujá possui flavonoides e alcaloides, substancias que atuam como tranquilizante e relaxante muscular. Por isso acalmam e ajudam a dormir;
– Semente de Abóbora, gergelim: auxiliam na formação da melatonina, hormônio que também estimula o sono.

 

Encontrei esse infográfico no site Maternidade Colorida e achei bem bacana para ilustrar os tipos de alimentos que ajudam no sono:

Imagem: www.maternidadecolorida.com.br
Imagem: www.maternidadecolorida.com.br

 

Simone Ferraz é nutricionista, pós graduada em pediatria pelo HCFMUSP, e especializada em Nutrição Funcional. Mantém o Instagram @alimentacaomaternoinfantil, que faz o maior sucesso com dicas de comidinhas, novidades e muita informação de primeira. A cada 15 dias vai falar aqui no site sobre um assunto interessante para a alimentação da criançada. Acompanhe!

Posts relacionados